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Transporte caótico causado por ondas de deriva (2010)

  • Autores:
  • Autor USP: SUIGH, RAFAEL OLIVEIRA - IF
  • Unidade: IF
  • Sigla do Departamento: FAP
  • Assuntos: FÍSICA DE PLASMAS; CAOS (SISTEMAS DINÂMICOS)
  • Palavras-chave do autor: TRANSPORTE ANÔMALO; ONDAS DE DERIVA; ESTRUTURAS LAGRANGIANAS COERENTES
  • Idioma: Português
  • Resumo: Um dos problemas enfrentados pelos cientistas para o confinamento de plasma em Tokamaks, para se obter fusão termonuclear controlada, é o transporte radial de partículas pela borda do plasma. Nessa dissertação, estudamos o transporte através de um modelo que relaciona as flutuações eletrostáticas na borda do plasma às ondas de deriva. Essas ondas criam no plasma regiões de fluxo convectivo, formando ilhas que são, eventualmente, separadas por barreiras. Para apenas uma onda, o sistema é integrável e todas as trajetórias do plano de fase são curvas invariantes que, se não existirem barreiras, estão em ilhas divididas por separatrizes. Foi verificado que, quando uma segunda onda com velocidade de fase diferente da primeira é utilizada, o sistema não é mais integrável e a região anteriormente ocupada pelas separatrizes torna-se caótica. Com a quebra de separatrizes ocorre o transporte caótico de partículas. Quando uma separatriz é quebrada, surge em seu lugar uma estrutura que ainda preserva algumas características da separatriz, mas se modifica no espaço de fases ao longo do tempo. Essa estrutura é conhecida como Estrutura Lagrangiana Coerente (ELC). Nessa dissertação verificamos que as ELCs, por um lado, funcionam como barreiras de transporte, pois nenhuma trajetória consegue atravessa-la e, por outro lado, criam regiões no espaço de fases onde o transporte é alto, pois trajetórias próximas a elas tendem a ser aceleradas. Uma das principais contribuições obtidas ao se estudar ELCs no problema de duas ondas de deriva, aplicado ao confinamento de plasmas em Tokamaks, é a possibilidade de se prever a existência de ilhas, que funcionem como barreiras de transporte, no plano de fases que, por sua vez, são um importante mecanismo de aprisionamento de partículas.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.12.2010
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      SUIGH, Rafael Oliveira; CALDAS, Iberê Luiz. Transporte caótico causado por ondas de deriva. 2010.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-20122010-204948/?&lang=pt-br >.
    • APA

      Suigh, R. O., & Caldas, I. L. (2010). Transporte caótico causado por ondas de deriva. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-20122010-204948/?&lang=pt-br
    • NLM

      Suigh RO, Caldas IL. Transporte caótico causado por ondas de deriva [Internet]. 2010 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-20122010-204948/?&lang=pt-br
    • Vancouver

      Suigh RO, Caldas IL. Transporte caótico causado por ondas de deriva [Internet]. 2010 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-20122010-204948/?&lang=pt-br

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