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Avaliação da relação entre inovação de produto e internacionalização no segmento produtor de máquinas e equipamentos para a indústria da cadeia alcooleira (2010)

  • Autores:
  • Autor USP: PEREZ, JULIA TAUNAY - FEARP
  • Unidade: FEARP
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Assuntos: DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS; INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS; EXPORTAÇÃO; BENS DE CAPITAL; CANA-DE-AÇÚCAR
  • Idioma: Português
  • Resumo: O segmento de fornecedores de máquinas e equipamentos para a indústria do setor sucroenergético brasileiro desempenha um papel significativo na atividade inovativa da cadeia do etanol. Ao mesmo tempo, o segmento é constituído basicamente por empresas nacionais, sendo o Brasil o principal pólo de desenvolvimento do setor. Por essas razões, este trabalho visa abordar duas áreas intrinsecamente ligadas: a de processo de desenvolvimento de novos produtos no segmento, que o permite assegurar e criar vantagens competitivas possibilitando, assim, uma posição competitiva de liderança no mercado internacional do etanol, e a questão de como o mercado externo afeta essa dinâmica. Para tanto, foram realizados dois estudos de casos em empresas nacionais do segmento, por meio de entrevistas em profundidade conduzidas por meio de um roteiro semi-estruturado de perguntas. Os resultados apontaram três modelos de desenvolvimento de novos produtos, todos orientados para o mercado. Os dois primeiros referem-se a uma única organização e se diferenciam em função da forma como são concebidos, o que, por sua vez, é resultado das diferentes concepções estratégicas de seus projetos; enquanto um visa desenvolver uma nova rota tecnológica para o etanol, tendo um caráter mais radical, o segundo atende as necessidades pontuais dos clientes, caracterizando-se como incremental. O terceiro é adotado pela outra empresa pesquisada; apesar de se assemelhar ao modelo incremental citado, apresenta distinções relevantes nos processos decisórios, o que traz a necessidade de uma caracterização específica. Também se constatou que em nenhum modelo adotado o mercado externo atua ativamente como fonte de idéias, uma vez que o mercado interno mostra-se mais lucrativo. Mesmo com os baixos preços do petróleo, o cenário mostra-se favorável à expansão da produção mundial de etanol, visto que diversos países estão adotando programas de biocombustíveis como formade diversificar a matriz energética, o que vai ao encontro da continuidade da principal motivação à atividade exportadora pontuada pelos entrevistados, qual sejam, de aproveitamento das oportunidades do mercado externo. No entanto, o alto preço do aço no mercado interno, a falta de incentivos governamentais à atividade exportadora no segmento, as legislações de segurança e ambiental e a baixa disponibilidade de crédito em importantes mercados de exportação surgem como barreiras a esse cenário. As dimensões identificadas da distância psíquica foram o ambiente institucional/legal, a instabilidade política, a existência de fabricantes locais e as diferentes rotas tecnológicas existentes nos mercados de exportação. As competências organizacionais técnicas mostraramse decisivas para a atividade de exportação, colocando o know how e a expertise brasileira na produção de etanol como fundamentais para as vendas externas. Por fim, a forma de seleção dos mercados alvo das exportações em conjunção com os canais de exportação via parceiros, denotam um envolvimento ainda tímido com o mercado externo. Ao mesmo tempo, as inovações também não se mostraram significantes para a atividade exportadora, uma vez que a escolha dos produtos, em função de sua natureza, se dá em torno da produtividade alcançada e não em termos de diferenciação, podendo-se inferir que as organizações não possuem uma estratégia estruturada de internacionalização
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 19.11.2010
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      PEREZ, Julia Taunay. Avaliação da relação entre inovação de produto e internacionalização no segmento produtor de máquinas e equipamentos para a indústria da cadeia alcooleira. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-21122010-104812/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Perez, J. T. (2010). Avaliação da relação entre inovação de produto e internacionalização no segmento produtor de máquinas e equipamentos para a indústria da cadeia alcooleira (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-21122010-104812/
    • NLM

      Perez JT. Avaliação da relação entre inovação de produto e internacionalização no segmento produtor de máquinas e equipamentos para a indústria da cadeia alcooleira [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-21122010-104812/
    • Vancouver

      Perez JT. Avaliação da relação entre inovação de produto e internacionalização no segmento produtor de máquinas e equipamentos para a indústria da cadeia alcooleira [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-21122010-104812/


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