Exportar registro bibliográfico

Educação musical a distância: propostas para ensino e aprendizagem de percussão (2010)

  • Autores:
  • Autor USP: GOHN, DANIEL MARCONDES - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CCA
  • Assuntos: MÚSICA (ESTUDO E ENSINO); INSTRUMENTO MUSICAL DE PERCUSSÃO; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
  • Palavras-chave do autor: Educação a distância; Educação musical; Percussão; Distance education; Music education; Percussion
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta tese tem como tema a educação musical a distância. Tomando como ponto de partida o atual contexto de música e tecnologia, com as facilidades e problemáticas trazidas pelas amplas possibilidades comunicacionais do mundo moderno, o assunto é abordado tendo em vista a formação de professores de música. O objetivo desse estudo é investigar a viabilidade do ensino a distância em uma disciplina de percussão, dentro de um programa de formação de educadores musicais. Para a consecução desse objetivo, a disciplina "Percussão" foi desenvolvida e ministrada no âmbito do curso de Licenciatura em Educação Musical da UAB -UFSCar, oferecido na modalidade a distância. Tal curso é resultado de uma parceria da Universidade Federal de São Carlos com a Universidade Aberta do Brasil, um projeto do Ministério da Educação do Governo Federal, visando uma ampliação das oportunidades de educação superior no país. Na exposição da pesquisa, são detalhados os processos de planejamento, produção e oferecimento da disciplina, destacando a escolha de conteúdos, a elaboração de materiais pedagógicos, os sistemas de avaliação e controle de freqüência, e algumas das situações vivenciadas durante sua primeira oferta, no primeiro semestre de 2009. O foco do trabalho é inicialmente dirigido para o desenvolvimento da educação a distância e das ferramentas que tornam possíveis os processos educacionais de música nessa área.São levantadas questões sobre a formatação de cursos formais de música e sobre aprendizagens informais, observando exemplos dos dois casos no universo da Internet. Considerando tópicos que lidam com recursos educacionais abertos, comunidades virtuais, compartilhamento de arquivos online, administração de conteúdos e atividades em ambientes virtuais de aprendizagem, e comunicações online com tutores e alunos, foi realizada a exploração de um vasto campo, encontrado em crescimento vertiginoso e constante modificação. Dentro desse cenário, o surgimento do curso de Licenciatura em Educação Musical da UAB -UFSCar representa um marco histórico, como uma das primeiras experiências acadêmicas a distância, em ampla escala, a contribuir para a formação de professores de música em instituições brasileiras. Ao aproximar o olhar desse projeto, a percussão serviu como laboratório para uma investigação de questões relacionadas ao ensino de instrumentos musicais, com seus desafios particulares que, tradicionalmente, foram enfrentados em situações face a face, em que professor e alunos dividem um mesmo espaço, presencialmente. A pesquisa busca avanços no sentido de que a educação musical possa utilizar plenamente as possibilidades que a educação a distância oferece, consolidando a interseção dessas duas áreas como prática social significativa no Brasil
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 01.02.2010
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      GOHN, Daniel Marcondes. Educação musical a distância: propostas para ensino e aprendizagem de percussão. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13042010-225230/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Gohn, D. M. (2010). Educação musical a distância: propostas para ensino e aprendizagem de percussão (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13042010-225230/
    • NLM

      Gohn DM. Educação musical a distância: propostas para ensino e aprendizagem de percussão [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13042010-225230/
    • Vancouver

      Gohn DM. Educação musical a distância: propostas para ensino e aprendizagem de percussão [Internet]. 2010 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13042010-225230/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024