Exportar registro bibliográfico

Análise exploratória do desenvolvimento de novos produtos e produção em empresas do segmento automotivo que adotam a estratégia modular (2010)

  • Autores:
  • Autor USP: RODRIGUES, EDILSON ALVES - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PRO
  • Assuntos: PRODUTOS (DESENVOLVIMENTO;PRODUÇÃO); PRODUÇÃO MODULAR; INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: O objetivo deste trabalho de pesquisa é realizar uma análise exploratória do desenvolvimento de novos produtos e produção em empresas do segmento automotivo que adotam a estratégia modular. A estratégia para a indústria automotiva é uma forma de simplificar a gestão de um produto, considerado complexo, num ambiente de intensa competição, inovação tecnológica e redução do ciclo de vida do produto. Na verdade, é um conjunto de conceitos que leva a novas formas de organizar o desenvolvimento do produto e a produção, possibilitando a transferência de atividades de projeto do produto e produção na cadeia produtiva. Para o delineamento da pesquisa foi utilizado o estudo de caso na análise de duas montadoras de veículos comerciais que produzem produtos semelhantes (caminhões e chassis de ônibus). Uma das montadoras opera com o sistema de consórcio modular e a outra, embora mais convencional, aplica o conceito de modularidade na linha de montagem final. O estudo de caso também foi utilizado na análise de dois fornecedores de primeiro nível, que fornecem motores para a montadora que opera o consórcio modular, sob a óptica do desenvolvimento de novos produtos e montagem do módulo no veículo. De uma forma ampla, a pesquisa revelou que os novos desenvolvimentos de produtos modulares influenciam o sistema produtivo existente e por outro lado, este também exerce influência no projeto do produto. Para minimizar as consequências as montadoras lançam medidas que integram os times de engenharia e fornecedores e adotam medidas para simulação do processo antes do início de produção.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 22.04.2010
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      RODRIGUES, Edilson Alves; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick. Análise exploratória do desenvolvimento de novos produtos e produção em empresas do segmento automotivo que adotam a estratégia modular. 2010.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-20102010-141959/?&lang=pt-br >.
    • APA

      Rodrigues, E. A., & Miguel, P. A. C. (2010). Análise exploratória do desenvolvimento de novos produtos e produção em empresas do segmento automotivo que adotam a estratégia modular. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-20102010-141959/?&lang=pt-br
    • NLM

      Rodrigues EA, Miguel PAC. Análise exploratória do desenvolvimento de novos produtos e produção em empresas do segmento automotivo que adotam a estratégia modular [Internet]. 2010 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-20102010-141959/?&lang=pt-br
    • Vancouver

      Rodrigues EA, Miguel PAC. Análise exploratória do desenvolvimento de novos produtos e produção em empresas do segmento automotivo que adotam a estratégia modular [Internet]. 2010 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-20102010-141959/?&lang=pt-br

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021