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Possibilidades de aprendizagem na elaboração de materiais didáticos de biologia com educandos deficientes visuais (2010)

  • Autores:
  • Autor USP: YOSHIKAWA, RENATO CHIMASO DOS SANTOS - ENSCIENC
  • Unidade: ENSCIENC
  • Assuntos: BIOLOGIA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO E APRENDIZAGEM; DEFICIÊNCIA VISUAL; MATERIAL DIDÁTICO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O movimento mundial de educação inclusiva defende uma série de princípios, como a valorização da diversidade e da dignidade humanas na escola. Outro princípio fundamental é a apropriação do conhecimento escolar por cada educando. No caso de deficientes visuais, a aprendizagem de Biologia esbarra em muitos obstáculos, pois o ensino desta disciplina apresenta-se alicerçado em referenciais predominantemente visuais. Como o tato é um importante sentido aos educandos deficientes visuais, embora não como substituto da visão, materiais táteis apresentam potenciais como recursos didáticos. Esta pesquisa qualitativa propõe-se a analisar de que modo um processo de elaboração de materiais didáticos táteis, realizado com a participação ativa de educandos deficientes visuais, pode contribuir com sua aprendizagem de conteúdos de Biologia. O trabalho de campo contou com duas fases: i) Conhecimento da realidade de uma escola pública, com observações de aulas de Biologia nas classes comuns que apresentavam deficientes visuais e entrevistas com estes e ii) Elaboração de materiais didáticos táteis relacionados a cérebro e a demais partes do sistema nervoso humano pela equipe composta pelo pesquisador e pelas educandas cegas, A e B. O diálogo e a afetividade, assim como a valorização das educandas como sujeitos ativos no processo de aprendizagem, representaram elementos essenciais à superação dos conflitos que emergiram ao longo da pesquisa. Observou-se que a elaboração e a utilização dos materiais didáticos táteis tridimensionais, numa proposta de pesquisa ação, contribuíram com o estabelecimento de uma aprendizagem significativa de conteúdos de Biologia, o que colaborou com a acessibilidade ao currículo, prerrogativa do processo de inclusão
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 19.03.2010

  • Como citar
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    • ABNT

      YOSHIKAWA, Renato Chimaso dos Santos; LOPES, Sônia Godoy Bueno Carvalho. Possibilidades de aprendizagem na elaboração de materiais didáticos de biologia com educandos deficientes visuais. 2010.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
    • APA

      Yoshikawa, R. C. dos S., & Lopes, S. G. B. C. (2010). Possibilidades de aprendizagem na elaboração de materiais didáticos de biologia com educandos deficientes visuais. Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Yoshikawa RC dos S, Lopes SGBC. Possibilidades de aprendizagem na elaboração de materiais didáticos de biologia com educandos deficientes visuais. 2010 ;
    • Vancouver

      Yoshikawa RC dos S, Lopes SGBC. Possibilidades de aprendizagem na elaboração de materiais didáticos de biologia com educandos deficientes visuais. 2010 ;


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