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Cartografia tátil escolar: experiências com a construção de materiais didáticos e com a formação continuada de professores (2010)

  • Autores:
  • Autor USP: CARMO, WALDIRENE RIBEIRO DO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLG
  • Assuntos: GEOGRAFIA (ENSINO); FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CARTOGRAFIA (ENSINO); FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente trabalho aborda a Cartografia Tátil Escolar, com destaque para a análise e discussão da importância do mapa tátil na formação continuada de professores, assim como sua aplicação no ensino de Geografia e Cartografia para pessoas com deficiência visual, em escolas de ensino fundamental e médio. Foi incluído um estudo sobre a produção e uso de materiais didáticos táteis, de forma a orientar professores e prepará-los para o ensino de Geografia voltado a estudantes com deficiência visual. A Cartografia Escolar está na interface entre a Cartografia, a Educação e a Geografia, na busca de desenvolver metodologias de ensino/aprendizagem do mapa e de construção do espaço pela criança. As atividades cartográficas nas aulas de Geografia são importantes para auxiliar análises e para desenvolver habilidades de observação, percepção e representação do espaço. Daí a importância do manuseio, reprodução, interpretação e construção de mapas. Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) do Brasil destacam a importância da Cartografia Escolar ao apontar como um dos objetivos do ensino da Geografia no ensino fundamental saber utilizar a linguagem cartográfica para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos. Os PCNs também sugerem blocos temáticos, listando conteúdos que incluem a leitura e compreensão das informações expressas em linguagem cartográfica. As representações gráficas que são apreendidas essencialmente pela visão, também podem ser percebidas pelo tato, desde que construídas com este objetivo. A inclusão de estudantes com deficiência visual em classes regulares requer que as escolas possam disponibilizar materiais cartográficos adaptados ao tato e professores preparados para lidar com esta realidade. Este trabalho apresenta e discute experiências com cursos de formação continuada de professores e sua aplicação no ensino de Cartografia naeducação básica, particularmente para pessoas com deficiência visual, tanto em escolas especializadas no atendimento destes estudantes, quanto em escolas em geral. Fez parte da pesquisa, uma descrição e análise dos cursos e oficinas sobre cartografia tátil e ensino de geografia para pessoas com deficiência visual, realizados entre agosto de 2006 e outubro de 2009, no Brasil e no Chile, dentro de um projeto internacional desenvolvido em conjunto pela Universidade de São Paulo e Universidade Tecnológica Metropolitana. Durante estes cursos percebeu-se a dificuldade dos professores em trabalhar a cartografia em sala de aula, particularmente, a cartografia tátil. Os cursos de formação continuada significam um avanço na qualidade de ensino de estudantes com deficiência visual e a difusão de técnicas de construção de materiais didáticos adaptados, assim como orientações para sua utilização são renovações pedagógicas significativas que ampliam o uso dos materiais para todos os estudantes
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 22.02.2010
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CARMO, Waldirene Ribeiro do; ALMEIDA, Regina Araujo de. Cartografia tátil escolar: experiências com a construção de materiais didáticos e com a formação continuada de professores. 2010.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-08032010-124510/ >.
    • APA

      Carmo, W. R. do, & Almeida, R. A. de. (2010). Cartografia tátil escolar: experiências com a construção de materiais didáticos e com a formação continuada de professores. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-08032010-124510/
    • NLM

      Carmo WR do, Almeida RA de. Cartografia tátil escolar: experiências com a construção de materiais didáticos e com a formação continuada de professores [Internet]. 2010 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-08032010-124510/
    • Vancouver

      Carmo WR do, Almeida RA de. Cartografia tátil escolar: experiências com a construção de materiais didáticos e com a formação continuada de professores [Internet]. 2010 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-08032010-124510/

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