Exportar registro bibliográfico

Literatura e informação estética: a oralidade pelas vias da poesia e da canção e seus usos na educação (2008)

  • Autores:
  • Autor USP: GROSSI, MARIA AUXILIADORA CUNHA - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: LITERATURA (EDUCAÇÃO); PRÁTICA DE ENSINO; CANÇÃO (POÉTICA); INFORMAÇÃO; ESTÉTICA; MEDIAÇÃO CULTURAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta tese é resultado de uma pesquisa educativa e sociocultural que teve por objetivo descrever, analisar, fundamentar e propor procedimentos teóricos e práticos aplicados ao trabalho com a poesia e a canção, priorizados e ambientados no contexto da oralidade. A partir de trabalhos práticos desenvolvidos em sala de aula brasileira e francesa, e em espaços informais de educação e cultura, como bibliotecas e demais centros culturais, esta pesquisa pretendeu refletir sobre estas práticas, tomando como base teorias da literatura e da arte. Tais teorias subsidiaram reflexões fundamentadas nas relações existentes entre literatura, música, escola e indústria cultural, entre o discurso estético e o discurso pedagógico, buscando aproximar e redimensionar concepções teóricas e experiências de leitura. Esta investigação procedeu com uma análise comparativa entre as realidades educativas e culturais brasileiras e francesas e, inicialmente, apresenta reflexões sobre os processos de produção, mediação e recepção de cultura, buscando fundamentar e explicitar as formas pelas quais a recepção, o prazer estético e a mediação desencadeiam um conjunto de estímulos que se voltam não somente ao objeto artístico em si, mas a relações subjetivas, de experiência humana. Este conjunto de estímulos gerados nos processos da mediação e da recepção está em diálogo constante com as formas de audição desempenhadas no ambiente escolar e demais ambientes educativos e culturais. Tais processos são também descritos e analisados tomando como base os significados do ouvir e do escutar como atividades próprias da audição. As formas com que estes significados, sons e sentidos influenciam a percepção da poesia e da canção são redimensionados com ênfase na revalorização dos processos de oralidade. Várias pesquisas brasileiras e francesas demonstraram que o gosto pela leitura de textos literários, pela poesiacantada, assim como a formação e a percepção da experiência estética pelo aluno e/ou adolescente, puderam se concretizar por meio do exercício da oralidade, da expressão da voz e do corpo, aliados ao trabalho desenvolvido por estudos que envolvem a forma literária. Deste modo, foi possível contribuir com reflexões teóricas sobre a mediação e a recepção de cultura, a informação estética e suas formas de percepção em espaços educativos, que se fundamentaram não somente com base em teorias pré-estabelecidas mas como conceitos e idéias que nasceram no contexto das práticas. Conhecendo e confrontando estas ações culturais e práticas educativas brasileiras e francesas, foi possível verificar as condições de sua realização, sua fundamentação e metodologias. Por fim, com o objetivo de viabilizar formas de aprendizado da poesia e da canção, esta pesquisa apresenta, em seu último capítulo, um referencial teórico e prático que possa orientar professores, mediadores e demais profissionais da área em seus trabalhos, em espaços formais e informais de educação
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 23.06.2008
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      GROSSI, Maria Auxiliadora Cunha. Literatura e informação estética: a oralidade pelas vias da poesia e da canção e seus usos na educação. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18022010-105123/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Grossi, M. A. C. (2008). Literatura e informação estética: a oralidade pelas vias da poesia e da canção e seus usos na educação (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18022010-105123/
    • NLM

      Grossi MAC. Literatura e informação estética: a oralidade pelas vias da poesia e da canção e seus usos na educação [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18022010-105123/
    • Vancouver

      Grossi MAC. Literatura e informação estética: a oralidade pelas vias da poesia e da canção e seus usos na educação [Internet]. 2008 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18022010-105123/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024