Exportar registro bibliográfico

Prática pedagógica do professor-tutor em educação a distância no curso Veredas - Formação Superior de Professores (2009)

  • Autores:
  • Autor USP: FERREIRA, ZEILA MIRANDA - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: PRÁTICA DE ENSINO; ENSINO E APRENDIZAGEM; DESEMPENHO DO PROFESSOR; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • Idioma: Português
  • Resumo: A pesquisa tem por objetivo, compreender as possibilidades e os desafios da prática pedagógica do professor-tutor no curso Veredas, destinado à habilitação de professores das séries iniciais do ensino fundamental, na modalidade de Educação a Distância EaD). O estudo da prática do tutor no Veredas se deu por meio de pesquisa de campo, na Universidade Federal de Uberlândia (AFOR UFU), em Uberlândia, MG, no período de janeiro de 2003 a julho de 2005. Para melhor compreender de que modo e em que condições o tutor desenvolveu sua função de mediação pedagógica na formação de professores e qual a percepção dos tutores acerca da própria prática, observamos as atividades dos tutores nos encontros presenciais do curso. Realizamos entrevista semiestruturada com tutores e coordenadores, grupo focal com cursistas e análise documental. Participaram da pesquisa, dez tutores e trinta cursistas do total de 42 tutores e 630 professores cursistas. Os resultados mostraram que o Veredas apresentou avanços e inovação no que diz respeito à formação superior de professores das séries iniciais do ensino fundamental em EaD. Entretanto, a pesquisa aponta aspectos que precisam ser corrigidos e aperfeiçoados para melhor atender às necessidades de cursistas e tutores. Esses aspectos envolvem desde o processo seletivo dos tutores, as condições de trabalho até a criação de espaços autoformativos e formativos para o desempenho das funções que exercem. A EaD requer um professor-tutor capaz derefletir e pesquisar a própria prática, com vistas a transformá-la e ressignificá-la. O discurso e prática dos tutores são mesclados por inconsistentes concepções de educação, EaD, professor-tutor, ensino e aprendizagem. Transitam entre abordagens tradicionais, construtivistas e sociointeracionistas e explicitam reduzidos conhecimentos acerca destes elementos e da modalidade à distância. Na maior parte dos ) encontros presenciais, os tutores se mostram confusos, inseguros, carentes de orientações e de apoio didático-pedagógico, metodológico, tecnológico e administrativo. Apresentaram dificuldades com o planejamento, a coordenação de atividades interativas, colaborativas e significativas, orientações do estágio, monografia e memorial. Demonstraram fragilidades teórico-prática sobre os diversos saberes, competências e habilidades que envolvem a docência, na perspectiva crítico-reflexiva-investigativa em EaD. Consideramos que ficou comprometida a mediação pedagógica e a orientação acadêmica, no sentido de desenvolver nos cursistas práticas reflexivas, interativas e cooperativas, a articulação teoria-prática, autogestão e autonomia no aprendizado. Tal cenário confirma e explicita a urgência e necessidade de autoformação, de formação contínua do professor-tutor em serviço para dar conta de uma formação superior de professores qualificada em EaD.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 31.03.2009
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      FERREIRA, Zeila Miranda; GARRIDO, Elsa. Prática pedagógica do professor-tutor em educação a distância no curso Veredas - Formação Superior de Professores. 2009.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03092009-140200/ >.
    • APA

      Ferreira, Z. M., & Garrido, E. (2009). Prática pedagógica do professor-tutor em educação a distância no curso Veredas - Formação Superior de Professores. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03092009-140200/
    • NLM

      Ferreira ZM, Garrido E. Prática pedagógica do professor-tutor em educação a distância no curso Veredas - Formação Superior de Professores [Internet]. 2009 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03092009-140200/
    • Vancouver

      Ferreira ZM, Garrido E. Prática pedagógica do professor-tutor em educação a distância no curso Veredas - Formação Superior de Professores [Internet]. 2009 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03092009-140200/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021