Merchandising social na telenovela brasileira: um diálogo possível entre ficção e realidade em Páginas da Vida (2009)
- Autores:
- Autor USP: NICOLOSI, ALEJANDRA PIA - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CCA
- Assuntos: TELENOVELA; TELEVISÃO (ASPECTOS SOCIAIS); MERCHANDISING
- Idioma: Português
- Resumo: A presente pesquisa procura indagar acerca do merchandising social como via possível para analisar o diálogo entre ficção e realidade tecido pela telenovela brasileira. Sob esse guarda-chuva trabalhamos a hipótese do merchandising social como ação pedagógica ou mediação para uma educação baseada na oralidade. Encaramos a perspectiva de análise das mediações a partir de duas dimensões de abordagem do texto: o Gênero e a Produção. O foco recai, principalmente, na problematização da pedagogia do melodrama' como matriz cultural do merchandising social e na representação naturalista como princípio de sua legitimidade. Para isso, realizamos o estudo de caso da telenovela Páginas da Vida, de Manoel Carlos, através de uma metodologia múltipla composta de observação direta e indireta. As principais interfaces teóricas desse estudo de comunicação são os Estudos Culturais, a Filosofia da Linguagem, a Sociologia da Educação e a Teoria do Cinema
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.03.2009
-
ABNT
NICOLOSI, Alejandra Pía. Merchandising social na telenovela brasileira: um diálogo possível entre ficção e realidade em Páginas da Vida. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-15042009-100550. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Nicolosi, A. P. (2009). Merchandising social na telenovela brasileira: um diálogo possível entre ficção e realidade em Páginas da Vida (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-15042009-100550 -
NLM
Nicolosi AP. Merchandising social na telenovela brasileira: um diálogo possível entre ficção e realidade em Páginas da Vida [Internet]. 2009 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-15042009-100550 -
Vancouver
Nicolosi AP. Merchandising social na telenovela brasileira: um diálogo possível entre ficção e realidade em Páginas da Vida [Internet]. 2009 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-15042009-100550
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas