Exportar registro bibliográfico

Por uma perspectiva intercultural no ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira (2008)

  • Autores:
  • Autor USP: ALMEIDA, ALCINéIA EMMERICK DE - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLM
  • Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM; LÍNGUA FRANCESA; CULTURA; ALTERIDADE
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta tese tem por objeto o estudo da perspectiva intercultural no ensinoaprendizagem do Francês Língua Estrangeira e, por meio desse enfoque, buscamos sensibilizar e mobilizar o aprendiz para o descobrimento de si mesmo e do outro, implicação esta que acarreta uma redefinição tanto de sua própria identidade quanto de suas representações sobre o outro. Para tanto, fundamentamo-nos nos estudos interculturais, na antropologia cultural voltada para os estudos lingüísticos e na psicologia social, e após analisar os conceitos e as dimensões de cultura, bem como os modelos de gestão da diversidade cultural, discutimos o que vem a ser a interculturalidade e qual foi o percurso do componente cultural no ensino-aprendizagem do FLE. Constatamos que, atualmente, inúmeras experiências e projetos buscam trazer para a sala de aula de FLE a interculturalidade também como possibilidade de resolução de problemas sociais, mas sempre em contextos endolíngües. Dessa forma, a partir de um estudo de caso com alunos brasileiros universitários de francês, elaboramos um dispositivo pedagógico que pudesse viabilizar a prática de um modelo intercultural na forma de um curso de doze aulas ministrado durante um semestre. Após a realização dessa experiência, cada aula-tema foi analisada segundo o quadro teórico utilizado neste trabalho, e pudemos observar, principalmente, que há um espaço importante a ser preenchido na didática do FLE com o intercultural, não só junto aos aprendizes, mas também nocontexto da formação de professores, pois a competência intercultural é o que permite adquirir um posicionamento crítico em relação não apenas à cultura do outro, mas em relação a sua própria cultura, atitude imprescindível para o ensino-aprendizagem de um idioma estrangeiro baseado em menos estereótipos e preconceitos.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 15.08.2008
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ALMEIDA, Alcinéia Emmerick de; PIETRAROIA, Cristina Moerbeck Casadei. Por uma perspectiva intercultural no ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira. 2008.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-08012009-142542/ >.
    • APA

      Almeida, A. E. de, & Pietraroia, C. M. C. (2008). Por uma perspectiva intercultural no ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-08012009-142542/
    • NLM

      Almeida AE de, Pietraroia CMC. Por uma perspectiva intercultural no ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira [Internet]. 2008 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-08012009-142542/
    • Vancouver

      Almeida AE de, Pietraroia CMC. Por uma perspectiva intercultural no ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira [Internet]. 2008 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-08012009-142542/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021