Exportar registro bibliográfico

A influência da preocupação ambiental na segmentação de consumidores de papel (2008)

  • Autores:
  • Autor USP: GIL, ALBERTO PAGANO - FEARP
  • Unidade: FEARP
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Assuntos: GESTÃO AMBIENTAL; MARKETING; SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Nos últimos anos, tem sido observada uma crescente preocupação ambiental dos consumidores. Em função desta crescente, os consumidores passaram a buscar mais informações com relação às práticas adotadas pelas empresas, tendo assim iniciado um período de consumo ambientalmente favorável. O presente estudo teve como objetivo Identificar segmentos de consumidores de papel para imprimir e escrever com diferentes comportamentos em relação à preocupação ambiental. Para atender a esse objetivo, organizou-se o referencial teórico que se orientou em dois focos O primeiro se refere ao entendimento sobre o marketing verde relacionando-se com as práticas de responsabilidade social, gestão ambiental e o setor papeleiro. O segundo referiu-se ao levantamento teórico relacionado ao comportamento de compra, os principais fatores de influência e o processo de tomada de decisão do consumidor. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva usandose do método de análise quantitativa coletando-se dados primários nas principais lojas revendedoras de materiais escolares, papelarias e shopping centers da cidade de Ribeirão Preto, cujo método escolhido foi a aplicação de questionário estruturado, buscando avaliar cada consumidor pesquisado. Procedeu-se então, uma análise de agrupamentos e testes não paramétricos. Os resultados encontrados apontam uma segmentação dos consumidores três grupos em função dos atributos que mais valorizam: os consumidores verdes preocupados com omeio ambiente, os consumidores econômicos, propensos a atributos ligados ao preço e os consumidores indiferentes que valorizam todos os atributos de forma equivalente
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.02.2008
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      GIL, Alberto Pagano; CAMARGO JÚNIOR, Alceu Salles. A influência da preocupação ambiental na segmentação de consumidores de papel. 2008.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-28042008-084227/ >.
    • APA

      Gil, A. P., & Camargo Júnior, A. S. (2008). A influência da preocupação ambiental na segmentação de consumidores de papel. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-28042008-084227/
    • NLM

      Gil AP, Camargo Júnior AS. A influência da preocupação ambiental na segmentação de consumidores de papel [Internet]. 2008 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-28042008-084227/
    • Vancouver

      Gil AP, Camargo Júnior AS. A influência da preocupação ambiental na segmentação de consumidores de papel [Internet]. 2008 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-28042008-084227/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2020