Exportar registro bibliográfico

O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino da música (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: CAMARGO, ELISABETH BUENO DE - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: EDUCAÇÃO MUSICAL; MÚSICA (ESTUDO E ENSINO); PRÁTICA DE ENSINO; ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA; CONTEMPORANEIDADE
  • Idioma: Português
  • Resumo: A presente dissertação propõe uma nova perspectiva de construção do conhecimento musical a partir de um olhar mais amplo para a própria música, com o intuito de buscar soluções para os desafios da prática pedagógica contemporânea. A dificuldade de sustentação da música nas escolas como conhecimento e a distância entre a música ensinada na escola e a consumida fora dela nos levaram a discutir as metodologias e tendências presentes na escola atual, percorrendo a evolução do conceito de música e seu papel na educação desde a Grécia Antiga, quando era considerada matéria especulativa e relacionada à metafisica. As relações entre música e aluno mediadas pelo professor e centradas na experiência criativa e pessoal passam pela concepção de inteligência, de conhecimento e novamente pela concepção de música. Quando esta deixa de ser um mero produto ou objeto e torna-se um âmbito, possibilita a interação e o encontro, conforme o pensamento do filósofo Alfonso López Quintás. Assim, este trabalho apresenta concepções e conceitos que, esperamos, possam enriquecer a prática pedagógica, considerando as demandas contemporâneas e o papel formativo da educação musical
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 01.03.2007
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CAMARGO, Elisabeth Bueno de; IAVELBERG, Rosa. O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino da música. 2007.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-112023/ >.
    • APA

      Camargo, E. B. de, & Iavelberg, R. (2007). O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino da música. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-112023/
    • NLM

      Camargo EB de, Iavelberg R. O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino da música [Internet]. 2007 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-112023/
    • Vancouver

      Camargo EB de, Iavelberg R. O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino da música [Internet]. 2007 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-112023/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021