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A didática da história e o slogan da formação de cidadãos (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: CARDOSO, OLDIMAR PONTES - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: DIDÁTICA (HISTÓRIA); HISTÓRIA (ESTUDO E ENSINO); CIDADANIA (FORMAÇÃO;EDUCAÇÃO); SLOGANS (EDUCAÇÃO)
  • Idioma: Português
  • Resumo: O objetivo desta pesquisa é avaliar o slogan educacional "a escola deve formar cidadãos críticos e participativos" enquanto símbolo de um movimento social prático, conforme sugere Israel Scheffler. Esta é uma pesquisa de campo didático-histórica - geschichtsdidaktische Feldforschung - que tem como objeto de estudo as representações de professores de História sobre a educação para a cidadania no contexto escolar. Para analisar esse objeto, esta pesquisa tem como referenciais a teoria das representações de Henri Lefebvre - théorie des représentations -, o conceito de cultura escolar de André Chervel - culture scolaire - e o conceito de cultura histórica de Bernd Schönemann - Geschichtskultur. Esta pesquisa consistiu na observação intensiva de aulas de História de três professores paulistas - ao longo de todo o ano letivo de 2005 - e de cinco professores franceses - durante um estágio de quatro meses no ano letivo 2006-2007. Os acontecimentos dessas aulas foram registrados sob a forma de pelo menos três tipos de fonte de dados: (1) lembranças - headnotes -, apontamentos - scratchnotes - e notas de campo - fieldnotes; (2) registros de campo coletados do material didático utilizado e criado por professores e alunos ou por outros funcionários da escola - fieldnote record -; (3) gravações das aulas durante a observação - recordings -, efetuadas pelo pesquisador em vídeo - no caso dos professores paulistas - ou em áudio - no caso dos professores franceses. Nas escolaspaulistas, os acontecimentos foram registrados ainda sob a forma de outros dois tipos de fonte de dados: (4) gravações das aulas em vídeo efetuadas pelos próprios professores sem a presença do pesquisador - fieldnote record - e (5) vídeos das entrevistas concedidas pelos professores logo depois de assistirem às gravações de suas próprias aulas - autoconfrontation simple. Os quatro primeiros tipos de fontes de ) dados foram configurados de acordo com a definição de Roger Sanjek e sob a metodologia da observação participante interpretativa de Frederick Erickson - interpretive participational observation research methodology - e o último tipo de fonte de dados foi estabelecido conforme a análise de práticas profissionais por autoconfrontação proposta por Yves Clot e Daniel Faïta - autoconfrontation simple. Esta tese analisa a importância da empatia - uma característica central na cultura histórica - para a formação de cidadãos - ou "educação para a cidadania" - e conclui que, nas representações de professores de História, há uma maior dificuldade para desenvolver a empatia diante de pensamentos e sujeitos contemporâneos que divergem da concepção liberal de cidadania, do que diante de pensamentos e sujeitos típicos de outras épocas que também divergem da mesma concepção liberal de cidadania. Nas conclusões desta tese, essa dificuldade estaria relacionada a concepções de "cidadão crítico" presentes nas representações de professores de História. Esta tese tambémanalisa as diferenças entre o "cidadão participativo" e o "aluno participativo", concluindo que, apesar de esses dois conceitos serem rigorosamente diferentes - na medida em que a escola é uma instituição pré-política e os alunos ainda não são cidadãos -, existe com freqüência uma confusão entre "cidadão participativo" e "aluno participativo" nas representações de professores de História.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 14.12.2007
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CARDOSO, Oldimar Pontes; PENIN, Sonia. A didática da história e o slogan da formação de cidadãos. 2007.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22022008-113710/ >.
    • APA

      Cardoso, O. P., & Penin, S. (2007). A didática da história e o slogan da formação de cidadãos. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22022008-113710/
    • NLM

      Cardoso OP, Penin S. A didática da história e o slogan da formação de cidadãos [Internet]. 2007 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22022008-113710/
    • Vancouver

      Cardoso OP, Penin S. A didática da história e o slogan da formação de cidadãos [Internet]. 2007 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22022008-113710/

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