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O currículo na construção do conhecimento geográfico: um estudo da ação docente de duas escolas estaduais de São Paulo (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: SACRAMENTO, ANA CLAUDIA RAMOS - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: GEOGRAFIA (ESTUDO E ENSINO); CURRÍCULOS E PROGRAMAS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PRÁTICA DE ENSINO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Trata-se de uma pesquisa sobre o currículo da Geografia escolar, analisando a articulação entre a prática docente e a teoria geográfio-pedagógica, tendo como foco o desenvolvimento da percepção vivida pelos alunos sobre a Geografia. A organização curricular é entendida como uma "ação" dos professores para estruturar os conteúdos e os conceitos, a metodologia, a didática e sua concepção das ciências para repensar sobre prática na busca de um ensino que inter-relacione as questões do vivido e produzido da sociedade em que o aluno está inserido. Nas últimas décadas, vários foram os estudos que indicam a articulação do conhecimento, a partir do momento em que o professor se reconheça como pesquisador, mediador e orientador desse conhecimento. Ao elaborar o currículo escolar de geografia, o professor deve não só destacar os conteúdos relacionados à ciência geográfica como também organizar suas ações didáticas, com a perspectiva de uma transformação do conhecimento do aluno, e este compreenda a importância da Geografia. Uma das preocupações do professor ao organizar o currículo é articular as aulas e o conhecimento do aluno em relação ao seu cotidiano. Portanto, deve entender os fenômenos geográficos que estão inseridos. Com relação à utilização da pesquisa qualitativa, a opção pela pesquisa-ação permite romper com a dicotomia pesquisador/objeto e passa-se a trabalhar numa inter-relação pesquisador-sujeito-objeto, com base nas referências teóricas de Fiorentini,Silva e Thiollent; Coll e Sacristán discutem sobre a organização curricular pensando numa questão mais prática do currículo, de sua construção e de sua aplicação para uma produção sistematizada e orientada dos trabalhos na escola; enquanto Callai, Capel, Castellar, Cavalcanti, Lacoste debatem a questão do ensino de Geografia, seus conceitos, seus conteúdos, sua história, a formação do docente e a construção do ) conhecimento do aluno. No resultado final da pesquisa, a produção curricular realizada pelos professores possibilitou novos olhares sobre suas ações didáticas, permitindo o trabalho sobre as questões do cotidiano e o conhecimento dos alunos em sala.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 13.11.2007
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. O currículo na construção do conhecimento geográfico: um estudo da ação docente de duas escolas estaduais de São Paulo. 2007.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07122007-150954/ >.
    • APA

      Sacramento, A. C. R., & Castellar, S. M. V. (2007). O currículo na construção do conhecimento geográfico: um estudo da ação docente de duas escolas estaduais de São Paulo. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07122007-150954/
    • NLM

      Sacramento ACR, Castellar SMV. O currículo na construção do conhecimento geográfico: um estudo da ação docente de duas escolas estaduais de São Paulo [Internet]. 2007 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07122007-150954/
    • Vancouver

      Sacramento ACR, Castellar SMV. O currículo na construção do conhecimento geográfico: um estudo da ação docente de duas escolas estaduais de São Paulo [Internet]. 2007 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07122007-150954/


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