Exportar registro bibliográfico

Uma experiência de desenvolvimento de projetos didáticos na educação infantil bilíngüe (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: MARTINS, MARIZILDA GUIMARÃES LEMOS - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: EDUCAÇÃO INFANTIL; BILINGUISMO; PEDAGOGIA (PROJETO); LÍNGUA INGLESA (ESTUDO E ENSINO)
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho investiga o ensino bilíngüe na educação infantil. Apoiado em pesquisas recentes sobre o bilingüismo, ele propõe uma reflexão sobre as características de uma pedagogia de projetos na educação infantil, a partir da análise de uma experiência com projetos didáticos realizada com crianças, com idades entre 3 e 4 anos, em uma pré-escola bilíngüe (português/inglês) em São Paulo. Este estudo apresenta, portanto, o resultado dessa experiência. Tanto a abordagem de projetos, notadamente na educação infantil, como a aquisição de uma segunda língua por crianças pequenas têm sido objetos de intensa pesquisa nos últimos anos. Entretanto, pesquisas em que o foco seria o trabalho com projetos, usado como uma estratégia para a aprendizagem em todas as áreas da educação infantil, utilizando uma segunda língua como meio de instrução, não têm surgido com freqüência, ainda que a incidência desses fatores em conjunto não seja rara. A análise parte de uma perspectiva sócio-cultural, notadamente da teoria de Vygotsky, recentemente utilizada como fonte de compreensão para o processo de aquisição de uma segunda língua. Observou-se que nesse processo as crianças são colocadas em situações que são práticas sociais de investigação, de busca de informações nas quais as novas aquisições lingüísticas são significativas. A abordagem de projetos didáticos na experiência relatada se constituiu numa estratégia facilitadora e, ao mesmo tempo, envolvente para as crianças,o que possibilitou uma aprendizagem significativa, onde as aquisições ocorreram de modo natural.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 30.07.2007
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MARTINS, Marizilda Guimarães Lemos. Uma experiência de desenvolvimento de projetos didáticos na educação infantil bilíngüe. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07122007-155142/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Martins, M. G. L. (2007). Uma experiência de desenvolvimento de projetos didáticos na educação infantil bilíngüe (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07122007-155142/
    • NLM

      Martins MGL. Uma experiência de desenvolvimento de projetos didáticos na educação infantil bilíngüe [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07122007-155142/
    • Vancouver

      Martins MGL. Uma experiência de desenvolvimento de projetos didáticos na educação infantil bilíngüe [Internet]. 2007 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07122007-155142/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024