Educação de jovens e adultos no ensino médio: a implementação da telessala sob o olhar avaliativo dos alunos (2007)
- Authors:
- Autor USP: KAWAKAMI, ERICA APARECIDA - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- Sigla do Departamento: 594
- Subjects: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (AVALIAÇÃO); TELEVISÃO EDUCATIVA; ENSINO MÉDIO
- Language: Português
- Abstract: A presente investigação aborda o processo de formação de jovens e adultos desenvolvido no espaço escolar, constituindo-se numa tentativa de articular reflexões em torno da telessala no ensino médio, uma forma de ensino semipresencial organizada a partir dos programas do Telecurso 2000, da Fundação Roberto Marinho. É no campo do direito à educação que se insere a pesquisa, na qual se discute as políticas públicas direcionadas àqueles que tiveram negado o acesso, ou a permanência no sistema escolar. O estudo pretende conhecer a experiência dos alunos de uma telessala da rede estadual de ensino, tendo como referência a avaliação que estes alunos fazem do ensino oferecido. Optou-se por uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, na modalidade estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizada a análise documental e realizadas entrevistas, apoiadas em roteiros semi-estruturados. Foram entrevistados dez alunos, dois professores, um coordenador pedagógico e um supervisor de ensino. Os procedimentos de análise dos dados envolveram o agrupamento dos depoimentos em conjuntos temáticos, considerando-se os núcleos de semelhança e observando as tendências dominantes, numa perspectiva de análise temática. Evidenciou-se, neste estudo, que o impacto da implementação da telessala como forma de educação de jovens e adultos, sob o ponto de vista dos alunos que nela ingressam, não esteve comprometido com o atendimento das necessidades educacionais dosalunos, tampouco considerou sua condição de trabalhador ou seu processo de retorno à escola. A percepção de obtenção de uma mínima aprendizagem predomina nos relatos dos alunos, os quais assinalam que a telessala não oferece condições de prosseguimento dos estudos e o mau planejamento do tempo de cada aula, que concentra um volume muito grande de conteúdos, contribui para que estas sejam muito condensadas e superficiais. Os alunos afirmam ainda que a telessala oferece, marcadamente, um processo de ensino extremamente fragmentado. Por seus percursos escolares marcados por interrupções do processo de escolarização e pelo considerável intervalo de tempo em que os alunos permaneceram afastados do sistema escolar, a linguagem e o formato que caracterizam as teleaulas não favorecem a aprendizagem. Os alunos associam a evasão da telessala aos seguintes fatores: não percepção de aprendizagem suficiente, em termos de aquisição de conhecimento e saberes significativos e reprovação na avaliação final, que é externa. Desse modo, a telessala parece desrespeitar determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 'número' 9.394/96 e da própria Constituição Federal de 1988, ao não garantir a conclusão do ensino médio para a maior parte dos alunos. Nesse âmbito, cabe ao poder público considerar a necessidade de uma avaliação ampla e sistemática da telessala, como forma eficiente de educação de jovens e adultos e criar ascondições adequadas de permanência na educação de jovens e adultos, assegurando, inclusive, as oportunidades de continuidade de estudos em outros níveis
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2007
- Data da defesa: 27.07.2007
-
ABNT
KAWAKAMI, Érica Aparecida. Educação de jovens e adultos no ensino médio: a implementação da telessala sob o olhar avaliativo dos alunos. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007. . Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Kawakami, É. A. (2007). Educação de jovens e adultos no ensino médio: a implementação da telessala sob o olhar avaliativo dos alunos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. -
NLM
Kawakami ÉA. Educação de jovens e adultos no ensino médio: a implementação da telessala sob o olhar avaliativo dos alunos. 2007 ;[citado 2024 abr. 17 ] -
Vancouver
Kawakami ÉA. Educação de jovens e adultos no ensino médio: a implementação da telessala sob o olhar avaliativo dos alunos. 2007 ;[citado 2024 abr. 17 ]
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas