Exportar registro bibliográfico

Análise de expressão gênica por PCR em tempo real em tumores primários de mama (2007)

  • Authors:
  • USP affiliated author: PEREZ, DIANA RAQUEL VERA - BIOTECNOL
  • School: BIOTECNOL
  • Subjects: BIOTECNOLOGIA; NEOPLASIAS MAMÁRIAS; EXPRESSÃO GÊNICA
  • Language: Português
  • Abstract: O câncer de mama é a forma mais comum de neopiasia observada em mulheres. Sua etiologia é complexa e envolve tanto fatores exógenos, quanto fatores endógenos, pdncipalmente os hormonais. Os estrógenos são hormônios esteróides que estimulam o crescimento e a diferenciação celular na glândula mamáda, além de serem importantes no desenvolvimento do câncer de mama. Seus efeitos são mediados pelos receptores de estrógeno (ERa e ERP), que funcionam como fatores de transcrição ativados pela ligação ao hormônio. O receptor de estrógeno e o receptor de progesterona, que são regulados pelo estrógeno via ER, são utilizados como fatores prognósticos e preditivos no câncer de mama. Estudos desenvolvidos em nosso laboratódo, utilizando as técnicas de DDRT-PCR e CDNA microarray, vem fornecendo dados sobre os genes diferencialmente expressos em tumores primários de mama com diferentes conteúdos ou receptores de estrógeno e progesterona. O presente estudo teve como objetivo determinar o perfil de expressão de alguns genes identificados como diferencialmente expressos em tumores pdmários de mama, selecionados a partir dos resultados obtidos pelas técnicas citadas, e correlacionar os resultados com dados clínico-patológicos e de seguimento das pacientes. Para isto, a expressão relativa dos transcritos dos genes ATRX, SPG7, RUVBL1, MGC11242, ANP32B, ADAMTS1, FLJ20156, THAP10 foi determinada em amostras de tumores pdmários de mama por PCR em Tempo Real. Associaçõesestatisticamente significativas foram observadas entre os níveis de expressão dos transcritos dos genes analisados e as características clínico-patológicas das pacientes. Maiores níveis de expressão dos genes ATRX e FLJ20156 foram observadas nos tumores com tamanho maior que 4 cm (p=0,029 e p=0,013, respectivamente). ) Correlação significativa foi também observada entre a expressão relativa dos genes RUVBL1 e THAP10 (p=0,013 e p=0,035, respectivamente) e comprometimento de linfonodos e entre altos níveis de expressão dos transcdtos do gene ADAMTS1 e estadiamento clínico avançado (p=0,016). Além disso, maiores níveis de expressão dos transcritos dos genes SPG7 (p=0,047) e MGC11242 (p=0,04) foram observados nos tumores das pacientes com idade acima de 50 anos e altos níveis de expressão dos genes ATRX (p=0,041), MGC11242 (p=0,013), ANP32B (p=0,041) e FLJ20156 (p=0,008) apresentaram associação direta com a presença dos receptores de estrógeno. Embora novos estudos analisando paineis maiores de tumores sejam necessádos, estes dados sugerem que alguns genes estudados, tais como ATRX, RUVBL1 e ADAMTS1 são potenciais candidatos a biomarcadores em câncer de mama
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.06.2007

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      PEREZ, Diana Raquel Vera; NAGAI, Maria Aparecida. Análise de expressão gênica por PCR em tempo real em tumores primários de mama. 2007.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
    • APA

      Perez, D. R. V., & Nagai, M. A. (2007). Análise de expressão gênica por PCR em tempo real em tumores primários de mama. Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Perez DRV, Nagai MA. Análise de expressão gênica por PCR em tempo real em tumores primários de mama. 2007 ;
    • Vancouver

      Perez DRV, Nagai MA. Análise de expressão gênica por PCR em tempo real em tumores primários de mama. 2007 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2020