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Idéias curriculares em movimento: o processo de construção do currículo de química para o ensino médio na concepção de alguns licenciados do IQUSP (2007)

  • Autores:
  • Autor USP: VAITEKA, SANDRA - ENSCIENC
  • Unidade: ENSCIENC
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); QUÍMICA (ESTUDO E ENSINO); FORMAÇÃO DE PROFESSORES; POLÍTICAS PÚBLICAS; EDUCAÇÃO; CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta pesquisa refere-se a um estudo que avaliou a concepção de currículo de Química para o Ensino Médio de dois grupos de alunos da Licenciatura em Química da Universidade de São Paulo. Estes grupos de licenciandos foram observados durante um semestre, na disciplina Instrumentação para o Ensino de Química, uma "disciplina de intersecção", que relaciona conhecimentos químicos e conhecimentos pedagógicos. Este trabalho focou a compreensão da construção do ideal de currículo desses licenciandos, os fatores que influenciam tal construção e a contribuição da disciplina investigada nos conceitos de currículo ideal para estes estudantes. Entrevistas, atividades e planejamentos desenvolvidos pelos licenciandos durante a disciplina foram estudados. As entrevistas foram analisadas por meio da interpretação de unidades de significado com a intenção de encontrar elementos que participam da construção dos conceitos curriculares destes estudantes. Atividades foram produzidas no início e no final da disciplina e foram analisadas para a observação do processo de construção do ideal de currículo. Os planejamentos de Química foram agrupados segundo duas categorias: Educação Geral e Currículo de Química. A primeira categoria é composta por seis ênfases: Carreira, Disciplina, Produto, Pedagogia, Democracia e Processo. A segunda categoria é composta por três ênfases: Química Fundamental, Química, Tecnologia e Sociedade e Desenvolvimento do Conhecimento em Química. Os resultados obtidos com aproximadamente cinqüenta alunos indicaram que a legislação educacional brasileira exerce uma influência significativa em suas concepções de currículo de Química, como pôde ser observado pela unanimidade da categoria Pedagogia para os dois grupos. Entretanto, os grupos diferem quanto à concepção de um ideal de currículo na abordagem específica da Química.O primeiro grupo valoriza tanto os conceitos de Química Fundamental como os de Química, Tecnologia e Sociedade. O segundo grupo vê como prioridade o ensino de Química relacionado à Tecnologia e à Sociedade. Para este grupo, a ênfase no Desenvolvimento do Conhecimento em Química é comparável à ênfase em Química Fundamental. Quando analisamos as respostas dos estudantes que enfatizaram tanto a Química Fundamental quanto a Química, Tecnologia e Sociedade, verificamos que eles mantêm o foco do ideal de currículo de Química em ambas as orientações: focada no conteúdo e centrada na aprendizagem. Todas as atividades produzidas pelos alunos e que foram analisadas indicaram que a disciplina Instrumentação para o Ensino de Química influencia a concepção de currículo de Química dos licenciandos. No início da disciplina observase para ambos os grupos idéias de planejamento que enfatizam a organização de conteúdos. Ao final da disciplina os dois grupos mudaram a idéia de planejamento relacionada estritamente à organização e acrescentaram características como flexibilidade e reflexão. Os futuros professores têm uma história que influencia suas concepções curriculares, mas nem todas são condizentes com as mudanças que necessitam serem feitas na educação. Apesar disso, nosso estudo mostrou que, através de atividades planejadas com intencionalidade nas disciplinas integradoras é possível minimizar as diferentes interpretações dos textos legais realizando na prática um trabalho significativo com os alunos da licenciatura.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 13.04.2007
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      VAITEKA, Sandra; FERNANDEZ, Carmen. Idéias curriculares em movimento: o processo de construção do currículo de química para o ensino médio na concepção de alguns licenciados do IQUSP. 2007.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-30082018-154648/pt-br.php >.
    • APA

      Vaiteka, S., & Fernandez, C. (2007). Idéias curriculares em movimento: o processo de construção do currículo de química para o ensino médio na concepção de alguns licenciados do IQUSP. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-30082018-154648/pt-br.php
    • NLM

      Vaiteka S, Fernandez C. Idéias curriculares em movimento: o processo de construção do currículo de química para o ensino médio na concepção de alguns licenciados do IQUSP [Internet]. 2007 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-30082018-154648/pt-br.php
    • Vancouver

      Vaiteka S, Fernandez C. Idéias curriculares em movimento: o processo de construção do currículo de química para o ensino médio na concepção de alguns licenciados do IQUSP [Internet]. 2007 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-30082018-154648/pt-br.php

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