Exportar registro bibliográfico

Percepção e avaliação dos alunos do curso de medicina de uma escola médica pública sobre a importância do estágio em saúde da família na sua formação (2006)

  • Autores:
  • Autor USP: CAMPOS, MARIA ANGELICA DE FIGUEIREDO - FMRP
  • Unidade: FMRP
  • Sigla do Departamento: RMS
  • Assuntos: MEDICINA; ENSINO SUPERIOR; CURRÍCULOS E PROGRAMAS; SAÚDE DA FAMÍLIA (AVALIAÇÃO;ESTÁGIO)
  • Idioma: Português
  • Resumo: Introdução: Na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), o ensino no internato da Atenção Primária à Saúde (AP) com enfoque em medicina de família iniciou-se em 1997. São promovidas a integração do aluno com a equipe de Programa de Saúde da Família (PSF) e a participação na rotina da equipe por meio dos grupos de educação em saúde, reuniões de equipe, visitas domiciliares, discussões de casos individuais e de família. O cuidado médico é realizado na consulta individual e no seguimento das famílias, sendo enfatizadas a prevenção e a promoção da saúde e a avaliação do paciente buscando a assistência integral. São poucos os estudos sobre a percepção dos alunos sobre a vivência nos estágios em saúde da família. Objetivos: Avaliar a percepção dos alunos do 5° ano de medicina do Curso de Medicina da FMRP-USP quanto à contribuição do estágio em Saúde da Família na formação em atenção primária. Metodologia: Os sujeitos do estudo foram alunos do 5° ano do Curso de Medicina da FMRP no ano de 2005, cuja idade médica foi 23 anos e dos quais 58,3% eram do sexo masculino. A esses alunos foi aplicado questionário estruturado antes e após o estágio. O questionário incluiu itens sobre dados pessoais, importância, contribuição e influência do estágio na formação médica e outros aspectos, como integração com a equipe, mudanças na relação médico-paciente, adequação do estágio no 5° ano e duração. Resultados: Dos 103 respondentes, 75,5% avaliaram oestágio em saúde da família como bastante ou muito importante e 87% consideraram adequada sua inserção no 5° ano. Em relação à duração, 49,5% e 82,5% consideraram suficiente no primeiro e segundo questionário respectivamente. 91,3% referiram boa integração com a equipe. Quanto ao atendimento, 68% perceberam mudanças em sua forma de atender o paciente durante o estágio. Os princípios da estratégia de saúde da família mais percebidos pelos alunos ) foram acessibilidade e longitudinalidade. Conclusão: Na avaliação dos graduandos, o estágio contribui positivamente para a sua formação, principalmente nos aspectos de integração com a equipe de saúde, humanização e visão dos principais princípios da saúde da família, como trabalho em equipe, longitudinalidade, acessibilidade e atuação na prevenção. Após o estágio o aluno passou a dar mais importância aos aspectos sociais e econômicos do paciente e avaliá-Io com um ser bio-psico-social
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 24.10.2006
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CAMPOS, Maria Angélica de Figueiredo. Percepção e avaliação dos alunos do curso de medicina de uma escola médica pública sobre a importância do estágio em saúde da família na sua formação. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-15022007-140809/. Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Campos, M. A. de F. (2006). Percepção e avaliação dos alunos do curso de medicina de uma escola médica pública sobre a importância do estágio em saúde da família na sua formação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-15022007-140809/
    • NLM

      Campos MA de F. Percepção e avaliação dos alunos do curso de medicina de uma escola médica pública sobre a importância do estágio em saúde da família na sua formação [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-15022007-140809/
    • Vancouver

      Campos MA de F. Percepção e avaliação dos alunos do curso de medicina de uma escola médica pública sobre a importância do estágio em saúde da família na sua formação [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-15022007-140809/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024