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Aspectos do desenvolvimento profissional dos formadores de professores de ciências no contexto da integração: Universidade, Diretorias Regionais de Ensino e Escolas (2006)

  • Autores:
  • Autor USP: RODRIGUES, MARIA INÊS RIBAS - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO); EDUCAÇÃO PERMANENTE
  • Idioma: Português
  • Resumo: Sob o enfoque do trabalho colaborativo esta pesquisa qualitativa pretende contribuir, com seus resultados, para ampliar informações com relação ao desenvolvimento profissional do formador de professores de ciências. O interesse está em viabilizar caminhos que promovam a melhoria tanto na formação dos professores, como no próprio ensino de ciências nas séries iniciais, através da formação dos formadores de professores de ciências. Compreendemos que pouco adianta os investimentos em formação de professores se não voltarmos nossas atenções para aquele profissional que é responsável por essa formação, por exemplo, o Assistente Técnico Pedagógico, que atua nas Diretorias Regionais de Ensino. Através de uma proposta de ensino de ciências para as séries iniciais, por meio de atividades investigativas no contexto da física, surge a iniciativa de nove Assistentes Técnico Pedagógicas (ATP), formadoras de professores de ciências, em realizar um projeto de melhoria no ensino, integrando a universidade, as diretorias regionais de ensino e as escolas públicas. O projeto "O conhecimento físico no ensino fundamental: dos programas de formação continuada à implementação de novas práticas em sala de aula", financiado pela FAPESP, é o objeto de estudo da presente pesquisa, que contou com dados coletados em diferentes instâncias ao longo do período em que a pesquisadora acompanhou o grupo de ATP. Dentre os dados analisados, destacam-se fragmentos de reuniões realizadas na universidade enas diretorias de ensino, entrevistas, relatórios e outras produções escritas do grupo. A investigação possibilitou uma compreensão mais ampla sobre a formação de formadores de professores e, neste sentido, merece destaque a construção de um ambiente efetivamente colaborativo entre os participantes do processo, que pode ser relacionado, entre outros, a uma constante valorização dos saberes trazidos por cada uma das ATP
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.08.2006
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      RODRIGUES, Maria Inês Ribas. Aspectos do desenvolvimento profissional dos formadores de professores de ciências no contexto da integração: Universidade, Diretorias Regionais de Ensino e Escolas. 2006. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08102007-204729/. Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Rodrigues, M. I. R. (2006). Aspectos do desenvolvimento profissional dos formadores de professores de ciências no contexto da integração: Universidade, Diretorias Regionais de Ensino e Escolas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08102007-204729/
    • NLM

      Rodrigues MIR. Aspectos do desenvolvimento profissional dos formadores de professores de ciências no contexto da integração: Universidade, Diretorias Regionais de Ensino e Escolas [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08102007-204729/
    • Vancouver

      Rodrigues MIR. Aspectos do desenvolvimento profissional dos formadores de professores de ciências no contexto da integração: Universidade, Diretorias Regionais de Ensino e Escolas [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08102007-204729/


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