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Contribuição à análise da capacidade de processamento de trens cargueiros em linhas ferroviárias singelas no Brasil (2006)

  • Autores:
  • Autor USP: BATISTA, CELANE NÉRY DE OLIVEIRA - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: STT
  • Assuntos: TRANSPORTE FERROVIÁRIO; CAPACIDADE DE TRÁFEGO; FERROVIAS; TRENS (DESEMPENHO;SIMULAÇÃO)
  • Idioma: Português
  • Resumo: O expressivo crescimento do setor ferroviário com o processo de privatizações das operações a partir de 1996, fez com que a modalidade aumentasse sua participação na matriz de transportes brasileira. Porém, essa expansão, obtida essencialmente com a substituição e aumento de locomotivas e vagões, juntamente com a modernização do sistema de controle de tráfego, deverá em breve encontrar limites impostos pela geometria e superestrutura da malha ferroviária. O objetivo da dissertação é analisar como esses fatores afetam a capacidade de processamento de trens através de uma linha ferroviária singela. Para alcançar este objetivo desenvolveu-se um modelo capaz de identificar as características da via que restringem as velocidade e o headway das composições ferroviárias. O modelo proposto permite, através da análise de desempenho em cada um dos arcos de um trecho de linha ferroviária, obter uma medida de desempenho global no trecho e identificar gargalos. O método adotado para determinar a capacidade do trecho para cenários operacionais alternativos é o da utilização de diagramas espaço-tempo. Os diagramas espaço-tempo são elaborados através de um algoritmo em MatLab que soluciona os conflitos nos cruzamentos para um determinado tempo de cruzamento nas estações e afeta a contagem de pares de trens. O desempenho dos trens em cada um dos arcos, dado de entrada do algoritmo, é adquirido através de um modelo de simulação de desempenho de trens elaborado pela Association ofAmerican Railroads (AAR). Como aplicação prática apresenta-se uma análise de capacidade para um dos principais corredores de exportação, um trecho da Brasil Ferrovias S.A. entre as cidades de Santa Fé do Sul e Araraquara no Estado de São Paulo. A análise dos resultados mostra que o principal fator limitante da velocidade média no espaço dos trens é a atual condição da superestrutura ferroviária e que, uma vez eliminada esta restrição, a supressão de passagens de nível e a relocação de estações de cruzamento, produzem ganhos expressivos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.06.2006
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      BATISTA, Celane Néry de Oliveira; WIDMER, João Alexandre. Contribuição à análise da capacidade de processamento de trens cargueiros em linhas ferroviárias singelas no Brasil. 2006.Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-28092006-143106/ >.
    • APA

      Batista, C. N. de O., & Widmer, J. A. (2006). Contribuição à análise da capacidade de processamento de trens cargueiros em linhas ferroviárias singelas no Brasil. Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-28092006-143106/
    • NLM

      Batista CN de O, Widmer JA. Contribuição à análise da capacidade de processamento de trens cargueiros em linhas ferroviárias singelas no Brasil [Internet]. 2006 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-28092006-143106/
    • Vancouver

      Batista CN de O, Widmer JA. Contribuição à análise da capacidade de processamento de trens cargueiros em linhas ferroviárias singelas no Brasil [Internet]. 2006 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-28092006-143106/

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