Exportar registro bibliográfico

Aprendendo a ser professor(a) de biologia: necessidade e motivo (2006)

  • Authors:
  • Autor USP: BARCELOS, NORA-NEY SANTOS - FE
  • Unidade: FE
  • Subjects: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; BIOLOGIA (ESTUDO E ENSINO); LICENCIATURA; ENSINO E APRENDIZAGEM; ESTÁGIOS (EDUCAÇÃO)
  • Language: Português
  • Abstract: Este estudo analisa e interpreta a experiência didática, desenvolvida em 2002 nas disciplinas de Pratica de Ensino do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia. Essa experiência caracterizou-se pela tentativa da Professora de introduzir formas de ensino investigativas, pela via do Método de Projeto e favorecer a ruptura com os modelos tradicionais de ensino. Como referencial teórico de análise utilizou-se a Teoria da Atividade de Leontiev, na qual o sujeito estaria em Atividade quando, a partir de um acordo grupal, sua Necessidade - uma falta com um objeto específico-promovesse uma busca, sustentada por um Motivo - aquilo que torna possível alcançar uma Meta-capaz de articular as correspondentes Ações. Na perspectiva da Pesquisa Qualitativa e em Ação, o estudo investigou que elementos da experiência didática contribuíram para a explicitação da Necessidade e a elaboração do Motivo dos Estagiários e da Professora para que se realizassem Aprendizagem docente pela investigação. A experiência didática aconteceu em três etapas: a primeira, possibilitou a discussão teórica sobre Trabalho de Grupo, Método de Projeto e Diagnóstico das escolas; a segunda, envolveu a realização do Planejamento docente coletivo, utilizando Mapa Conceitual e Entrevistas, como Instrumentos intermediários; a terceira, caracterizou-se pelo Estágio docente para colocar em prática tal metodologia. Com base nos registros em Relatórios, Portfólios, Aulas vídeo-gravadas eDiários foram selecionados, para análise, seis Estagiários entre os dezenove que participaram da experiência. Foram identificados dois níveis de Aprendizado docente. No primeiro, a Necessidade e o Motivo dos Estagiários não articularam-se na perspectiva da Aprendizagem docente pela investigação, possivelmente, porque as preocupações consigo mesmo anularam a eficácia dos Instrumentos Intermediários. ) No segundo nível, a Necessidade e o Motivo dos Estagiários entraram em ressonância com as Metas da Professora favorecendo a entrada deles em Atividade. A atuação da Professora, também, foi analisada levantando as dificuldades e os possíveis descompassos. A tese foi concluída com um relato das modificações introduzidas pela Professora nos anos sucessivos, particularmente o Projeto didático disciplinar, que envolve Planejamento docente coletivo, Reuniões pedagógicas na escola e Seminários docentes, que visam concretizar uma parceria entre Universidade e Escola na Formação Docente
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.07.2006

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BARCELOS, Nora Ney Santos. Aprendendo a ser professor(a) de biologia: necessidade e motivo. 2006. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Barcelos, N. N. S. (2006). Aprendendo a ser professor(a) de biologia: necessidade e motivo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Barcelos NNS. Aprendendo a ser professor(a) de biologia: necessidade e motivo. 2006 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Barcelos NNS. Aprendendo a ser professor(a) de biologia: necessidade e motivo. 2006 ;[citado 2024 abr. 23 ]


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024