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A inclusão escolar: avaliação de mães de alunos com deficiência sobre a participação de seus filhos neste processo (2006)

  • Autores:
  • Autor USP: D'ANDREA, ANNAMARIA - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assuntos: DEFICIENTES; EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • Idioma: Português
  • Resumo: A Educação Inclusiva tem sido alvo de debates, assunto de conferências internacionais, motivo de críticas e méritos por parte de especialistas, pais e professores. Em 1997, a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto, S. P., iniciou o processo de inclusão escolar transferindo crianças com deficiência que freqüentavam instituição de educação especial para quatro escolas municipais de educação infantil. Embora iniciado gradativamente, o processo de inclusão suscitou dúvidas por parte dos pais que, de acordo com a coordenação do projeto de inclusão da Secretaria Municipal de Educação, diziam-se despreparados para participar de tal processo. Poucos estudos são encontrados envolvendo opiniões e expectativas de pais a respeito do sucesso ou não da inclusão de seus filhos com deficiência na escola regular. Diante dos desafios que o processo de inclusão ainda provoca em nosso meio, o presente estudo objetivou conhecer a opinião dos pais de crianças com deficiência que freqüentam ensino regular, sobre a inclusão e quais as expectativas que estes pais apresentam quanto ao desenvolvimento geral de seu filho inserido nesse processo. Procurou-se também conhecer como se deu o processo de escolha da escola; os motivos pelos quais os pais matricularam seus filhos na escola regular; como é a participação da família no processo de inclusão; como foi a aceitação da família em relação à inclusão escolar e se houve mudanças na percepção da família em relação à criança.Participaram do estudo 30 mães de alunos com deficiência que estão matriculados no primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental de escolas da rede pública municipal. Para a coleta de dados foi realizada entrevista com roteiro semi-estruturado e para a análise de dados optou-se pelo Sistema Quantitativo-Interpretativo. Os resultados mostram que 60% dos filhos com deficiência freqüentaram e 40% nunca freqüentaram ensino especial antes ) da inclusão. Observa-se que a maioria das mães (63,3%) informa que a iniciativa de matricular o filho com deficiência na escola regular foi da escola que este freqüentava. Na maioria dos casos (13,3%) o critério de escolha da escola foi por transferência automática da escola anterior. A inclusão escolar recebe avaliação negativa por 50% das mães que a justificam referindo-se à aprendizagem ruim, despreparo do professor, preconceito dos colegas e não adaptação do filho à escola; positiva por 33,3% que referem aprendizagem boa, melhora no convívio social e boa aceitação por colegas e professores e positiva/negativa por 17% que destacam que houve desenvolvimento social do filho após inclusão porém que aprendizagem deste é ruim ou que a inclusão foi difícil e humilhante para elas. Para ensinar alunos com deficiência, 60% das mães consideram necessário curso especializado para o professor. Como conclusões pode-se afirmar que mesmo não conhecendo corretamente o que é Inclusão Escolar, as mães conseguem fazer críticas ao processo,principalmente quanto à aprendizagem de conteúdos acadêmicos, bem como opinar sobre a necessidade de especialização do professor para ensinar alunos com deficiência. No contexto geral, pode-se considerar equilíbrio entre as avaliações positivas e negativas sobre inclusão. Entretanto, tratando-se de aprendizagem, a avaliação negativa sobressai
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 05.04.2006

  • Como citar
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    • ABNT

      D'ANDREA, Annamaria; PETEAN, Eucia Beatriz Lopes. A inclusão escolar: avaliação de mães de alunos com deficiência sobre a participação de seus filhos neste processo. 2006.Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2006.
    • APA

      D'Andrea, A., & Petean, E. B. L. (2006). A inclusão escolar: avaliação de mães de alunos com deficiência sobre a participação de seus filhos neste processo. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      D'Andrea A, Petean EBL. A inclusão escolar: avaliação de mães de alunos com deficiência sobre a participação de seus filhos neste processo. 2006 ;
    • Vancouver

      D'Andrea A, Petean EBL. A inclusão escolar: avaliação de mães de alunos com deficiência sobre a participação de seus filhos neste processo. 2006 ;

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