Estratégia empresarial, aprendizagem e competências: análise de suas inter-relações em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná (2005)
- Autores:
- Autor USP: MUNCK, LUCIANO - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAD
- Assuntos: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; GESTÃO POR COMPETÊNCIAS; APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL; ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
- Idioma: Português
- Resumo: Inspirada nas perspectivas de um cenário de exigências diferenciadas e sofisticadas em termos de gestão de pessoas e almejando contribuir para a ampliação do conhecimento sobre uma relação considerada essencial para as organizações, esta tese se propõe a identificar, descrever e analisar as inter-relações entre estratégia empresarial, aprendizagem e competências. Circunscrevendo a análise na reflexão e discussão de cada um dos componentes da relação e em suas articulações. Analisou-se também, objetivando aprimoramento e aprofundamento na compreensão da relação, um modelo de gestão por competências, implementado há oito anos, em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná. O estudo, guiado pelas premissas da pesquisa de cunho qualitativo, se desenvolveu, portanto, com base em um estudo de caso único. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa documental e a entrevista em profundidade, fundamentada em roteiros específicos para cada assunto tratado e para cada público inquirido: gestores, funcionários-chave e consultores. Para o tratamento e interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados indicaram, a princípio, que a relação pesquisada possui alto potencial para orientar e proporcionar sentido e consistência para as ações organizacionais, inclusive, mostrou-se fundamental para a obtenção de resultados no modelo de gestão por competências. Contudo, o alcance do alinhamento dos propósitos dos componentes da relação se mostrou bastante desafiador e distante de acontecer nas empresas. Na experiência prática analisada não foi possível verificá-lo.Evidenciou-se também, que a clara orientação estratégica e a pré-existência de competências para elaboração e implementação de estratégias são fundamentais para que a articulação entre estratégia, aprendizagem e competências esteja direcionada para os objetivos propostos e para o alinhamento. Sem o alinhamento, tanto o modelo de gestão por competências, quanto a aprendizagem organizacional e individual, embora sejam instrumentos de gestão que proporcionam possibilidades de criação de valor e de diferenciais para as empresas, tendem a não atingir resultados satisfatórios.
- Imprenta:
- Data da defesa: 16.02.2005
-
ABNT
MUNCK, Luciano. Estratégia empresarial, aprendizagem e competências: análise de suas inter-relações em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-30032023-113624/. Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Munck, L. (2005). Estratégia empresarial, aprendizagem e competências: análise de suas inter-relações em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-30032023-113624/ -
NLM
Munck L. Estratégia empresarial, aprendizagem e competências: análise de suas inter-relações em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná [Internet]. 2005 ;[citado 2024 set. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-30032023-113624/ -
Vancouver
Munck L. Estratégia empresarial, aprendizagem e competências: análise de suas inter-relações em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná [Internet]. 2005 ;[citado 2024 set. 25 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-30032023-113624/
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