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Estratégia empresarial, aprendizagem e competências: análise de suas inter-relações em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná (2005)

  • Autores:
  • Autor USP: MUNCK, LUCIANO - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Assuntos: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; GESTÃO POR COMPETÊNCIAS; APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL; ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Inspirada nas perspectivas de um cenário de exigências diferenciadas e sofisticadas em termos de gestão de pessoas e almejando contribuir para a ampliação do conhecimento sobre uma relação considerada essencial para as organizações, esta tese se propõe a identificar, descrever e analisar as inter-relações entre estratégia empresarial, aprendizagem e competências. Circunscrevendo a análise na reflexão e discussão de cada um dos componentes da relação e em suas articulações. Analisou-se também, objetivando aprimoramento e aprofundamento na relação, um modelo de gestão por competências, implementado há oito anos, em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná. O estudo, guiado pelas premissas da pesquisa de cunho qualitativo, se desenvolveu, portanto, com base em um estudo de caso único. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa documental e a entrevista em profundidade, fundamentada em roteiros específicos para cada assunto tratado e para cada público inquirido: gestores, funcionários-chave e consultores. Para o tratamento e interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados indicaram, a princípio, que a relação pesquisada possui alto potencial para orientar e proporcionar sentido e consistência para as ações organizacionais, inclusive, mostrou-se fundamental para a obtenção de resultados no modelo de gestão por competências. Contudo, o alcance do alinhamento dos propósitos dos componentes da relação se mostrou bastantedesafiador e distante de acontecer nas empresas. Na experiência prática analisada não foi possível verificá-lo. Evidenciou-se também, que a clara orientação estratégica e a pré-existência de competências para elaboração implementação de estratégias são fundamentais para que a articulação entre estratégia, aprendizagem e competências esteja direcionada para os objetivos propostos e para o alinhamento. Sem o alinhamento, tanto o modelo de gestão por competências, ) quanto a aprendizagem organizacional e individual, embora sejam instrumentos de gestão que proporcionam possibilidades de criação de valor e de diferenças para as empresas, tendem a não atingir resultados satisfatórios
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.02.2005

  • Como citar
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    • ABNT

      MUNCK, Luciano; FLEURY, Maria Tereza Leme. Estratégia empresarial, aprendizagem e competências: análise de suas inter-relações em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná. 2005.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
    • APA

      Munck, L., & Fleury, M. T. L. (2005). Estratégia empresarial, aprendizagem e competências: análise de suas inter-relações em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná. Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Munck L, Fleury MTL. Estratégia empresarial, aprendizagem e competências: análise de suas inter-relações em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná. 2005 ;
    • Vancouver

      Munck L, Fleury MTL. Estratégia empresarial, aprendizagem e competências: análise de suas inter-relações em uma empresa de telecomunicações do norte do Paraná. 2005 ;

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