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O mercado internacional de bens populares: um mapeamento dos mercados potenciais para empresas brasileiras (2005)

  • Autores:
  • Autor USP: CARDOSO, MARCOS VINICIUS - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Assuntos: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO; EMPRESAS; COMÉRCIO INTERNACIONAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: O principal objetivo deste trabalho é mapear os mercados internacionais de bens populares e verificar quais destes têm maior potencial para a atuação bem sucedida das empresas brasileiras. O trabalho analisa os potenciais econômicos e mercadológicos, bem como adiciona a análise outros aspectos importantes quando da atuação em um mercado internacional, como cultura, política e geografia. Assim, poder-se-á analisar os mercados de forma mais estruturada utilizando aspectos por vezes ignorados nas decisões sobre a escolha do mercado. Os dois temas, a saber, bens populares e atuação internacional das empresas brasileiras vêm crescendo em importância desde a década de 90 e essa evolução pode ser vista na produção de conhecimento referente à internacionalização das empresas, enquanto o tema de bens populares está mais ligado a artigos e publicações sobre a atuação das empresas nos mercados internos de seus respectivos países. Este trabalho pretende ampliar o conhecimento sobre o tema bens populares, trazendo um estudo estruturado que poderá servir de base às futuras pesquisas na área da Administração. Ao analisar o referencial teórico, se pretende abordar a influência de temas como cultura, mercados e política, entre outros. Busca-se identificar estudos já relacionados ao tema de bens populares e ampliar o conhecimento com definições mais precisas de marcado de bens populares em termos econômicos, assim como apresentar alguns importantes mercados internacionaisvoltados a estes bens. Para tanto, serão acrescentados conceitos de cultura, político-institucionais e ainda de internacionalização e gestão global. A seguir, serão discutidos conceitos referentes à estratégia de atuação internacional, visto que a decisão de atuar nos mercados de bens populares está estritamente ligada às estratégias das empresas e à mercadologia. No item reservado à mercadologia apresenta-se o CAGE Framework como uma opção para a análise e escolha dos mercados internacionais. Em seguida, é apresentado o modelo gravitacional e uma análise crítica do mesmo, uma vez que este será a base da criação do modelo quantitativo desenvolvido no decorrer do trabalho. Finalizando a revisão teórica, apresentam-se fatores dificultadores da exportação brasileira. No que tange a metodologia de pesquisa, é proposto um estudo baseado em dados secundários, tendo como fontes dados do Banco Mundial, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, além de publicações internacionais que tenham organizado esses dados. Após esse levantamento, os dados são analisados com base em um modelo quantitativo, o qual utiliza as variáveis encontradas na literatura para o comércio exterior do Brasil, realizando-se as adaptações que se façam necessárias. Os resultados encontrados na utilização do modelo são aplicados aos países com potencial popular, o que gerará uma classificação dos mesmos. Após a classificação dos países, estes são agrupados deforma a sugerir as melhores estratégias para atuação internacional de empresas brasileiras. Apresenta-se também, o estudo de caso de uma empresa brasileira atuante no mercado internacional de bens populares. O objetivo é ilustrar o trabalho com um caso real, o qual permite identificar variáveis atualmente utilizadas pela empresa com os aspectos teóricos sugeridos pelo estudo e os resultados encontrados pelo modelo, além de comparar seus resultados com o modelo matemático. Por fim, os resultados obtidos devem tanto apoiar as decisões de empresas brasileiras, quanto a sua atuação no mercado internacional de bens populares, bem como, suscitar discussão no ambiente acadêmico ao que se refere a adequação ou não à realidade das teorias de internacinalização
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.10.2005

  • Como citar
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    • ABNT

      CARDOSO, Marcos Vinicius; WRIGHT, James T. C. O mercado internacional de bens populares: um mapeamento dos mercados potenciais para empresas brasileiras. 2005.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
    • APA

      Cardoso, M. V., & Wright, J. T. C. (2005). O mercado internacional de bens populares: um mapeamento dos mercados potenciais para empresas brasileiras. Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Cardoso MV, Wright JTC. O mercado internacional de bens populares: um mapeamento dos mercados potenciais para empresas brasileiras. 2005 ;
    • Vancouver

      Cardoso MV, Wright JTC. O mercado internacional de bens populares: um mapeamento dos mercados potenciais para empresas brasileiras. 2005 ;

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