Exportar registro bibliográfico

Os rios Tietê e Tâmisa: abordagem crítica dos programas de despoluição (2005)

  • Autores:
  • Autor USP: ROSENCHAN, MOYSES - FSP
  • Unidade: FSP
  • Sigla do Departamento: HSA
  • Assuntos: POLUIÇÃO DA ÁGUA; POLUIÇÃO DE RIOS; PLATAFORMA POLÍTICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Após analisar o processo histórico da ocupação doentorno e áreas de várzea dos rios Tietê em São Paulo, Brasil, e Tâmisa em Londres, Inglaterra, verificando as semelhanças e diferenças das duas bacias hidrográficas, foi realizada uma revisão e abordagem crítica dosprojetos de despoluição desenvolvidos para a resolução dos problemas em ambas as bacias hidrográficas.Os investimentos a serem alocados e a implantação dos projetos para o rio Tietê, além de tardarem a serem iniciados, sofreram solução de continuidade ao longo do processo de ocupação durante o século XX, enquanto que em Londres após a revolução industrial as intervenções foram iniciadas de modo escalonado e contínuo. Mesmo considerando os percalços advindos com os conflitos da Segunda Grande Guerra Mundial quando todo sistema de tratamento de esgotos sanitários foi destruído, novos investimentos permitiram a reconstrução do sistema. Ainda que o trecho a jusante da cidade de Londres apresente-se durante certos períodos do ano poluído por esgotos domésticos e industriais, pelo menos na zona central da cidade a qualidade sanitária permite a recreação de contato secundário, pesca recreativa e manutenção dos aspectos estéticos paisagísticos: Por outro lado, a montante existe captação de água para abastecimento público. Quanto ao Rio Tietê, a implantação do projeto dedespoluição em andamento não permite ainda, pelo menos à população em geral, uma visibilidade dos efeitos dessa intervenção. Interessante seria umintenso trabalho de "marketing", com vistas a divulgar os projetos que estão sendo implantados, bem como esclarecer à população em geral os resultados obtidos, à semelhança do que tem sido feito na Inglaterra. Por enquanto as melhorias são perceptíveis apenas para o segmento técnico com a implantação das obras como a construção de interceptores, emissários, estações de recalque, estações de tratamentode esgotos e redução de cargas poluentes. Afinal, apesar das condições vigentes na zona urbana, ainda hoje, junto ao Terminal Rodoviário do Tietê, entre a Ponte Grande e a Ponte da Vila Guilherme, encontra-se o peixe Calycthies calycthies (caborja) o que permite afiançar que ao término do projeto o rio, apesar de ter tido as características reofílicas alteradas com as retificações e rebaixamento da calha, reassumirá suas funções, não como originalmente, mas permitindo apresentar-se em condição estética e paisagística tão necessária à cidade de São Paulo.(AU)
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 09.08.2005

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ROSENCHAN, Moysés; ROCHA, Aristides Almeida. Os rios Tietê e Tâmisa: abordagem crítica dos programas de despoluição. 2005.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
    • APA

      Rosenchan, M., & Rocha, A. A. (2005). Os rios Tietê e Tâmisa: abordagem crítica dos programas de despoluição. Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Rosenchan M, Rocha AA. Os rios Tietê e Tâmisa: abordagem crítica dos programas de despoluição. 2005 ;
    • Vancouver

      Rosenchan M, Rocha AA. Os rios Tietê e Tâmisa: abordagem crítica dos programas de despoluição. 2005 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021