Exportar registro bibliográfico

O papel da Diretoria de Ensino na formação contínua de educadores: um estudo no contexto do projeto "Ensinar e Aprender: Corrigindo o Fluxo do Ciclo II" (2005)

  • Autores:
  • Autor USP: BELLETATI, VALERIA CORDEIRO FERNANDES - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: SUPERVISÃO ESCOLAR; ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO PERMANENTE
  • Idioma: Português
  • Resumo: Com o objetivo de contribuir para a discussão sobre formação contínua de educadores, este estudo analisa as ações de formação empreendidas por uma diretoria de ensino, órgão da estrutura administrativa da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, na implementação do projeto "Ensinar e Aprender: Corrigindo o Fluxo do Ciclo 11", no período de 2000 a 2003. Para tanto, investiga o papel desempenhado por este órgão na formação contínua de educadores e recorre a um breve retrospecto da história dos órgãos mediadores entre o governo e a escola e da constituição da identidade de seus trabalhadores, na busca dos alicerces de concepções que sobrevivem na atualidade. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, intentando captar as perspectivas de sujeitos envolvidos na ação, formadores e formandos, acerca da formação contínua de professores e da atuação, em sua dimensão formadora, da diretoria de ensino. Contrastando as construções individuais, incluindo as da autora, à luz de conceitos sobre formação contínua, desenvolvimento institucional) da escola e supervisão escolar, objetiva-se desvelar crenças subjacentes à ação em estudo e apontar dificuldades e possibilidades das diretorias de ensino na viabilização de ações de formação contínua de educadores. Trata-se de uma pesquisa ancorada numa perspectiva qualitativa, que teve como critério para escolha da diretoria de ensino e da escola pesquisadas, suas participaçõesefetivas na implementação do referido projeto, entrevistando-se todos os envolvidos na ação, que ainda encontravam-se em exercício nestes dois órgãos. O estudo evidencia a falta de investimento na estrutura da Secretaria de Estado da Educação, enquanto espaço de formação de professores e aponta permanências de acepções acerca da função executora tanto da diretoria de ensino como da escola, respaldadas na crença de ) bons modelos de ser professor, prescritos por pessoas ou instituições consideradas detentoras de um saber que as legitima para tal. Constatam-se mudanças na prática docente atribuídas, pelos sujeitos da pesquisa, à participação na ação de formação contínua, mas não se apresentam indícios de sua contribuição para a transformação da escola. Propõe-se, dentro da interinidade das verdades, que as ações de formação da diretoria de ensino direcionem-se para a construção da autonomia da escola e do professor, a partir da priorização da determinação partilhada de suas necessidades, requerendo-se, a vista das evidências apontadas, investimentos no desenvolvimento profissional dos trabalhadores das diretorias de ensino
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.06.2005
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BELLETATI, Valéria Cordeiro Fernandes; ALMEIDA, Maria Isabel de. O papel da Diretoria de Ensino na formação contínua de educadores: um estudo no contexto do projeto "Ensinar e Aprender: Corrigindo o Fluxo do Ciclo II". 2005.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18062019-113812/ >.
    • APA

      Belletati, V. C. F., & Almeida, M. I. de. (2005). O papel da Diretoria de Ensino na formação contínua de educadores: um estudo no contexto do projeto "Ensinar e Aprender: Corrigindo o Fluxo do Ciclo II". Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18062019-113812/
    • NLM

      Belletati VCF, Almeida MI de. O papel da Diretoria de Ensino na formação contínua de educadores: um estudo no contexto do projeto "Ensinar e Aprender: Corrigindo o Fluxo do Ciclo II" [Internet]. 2005 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18062019-113812/
    • Vancouver

      Belletati VCF, Almeida MI de. O papel da Diretoria de Ensino na formação contínua de educadores: um estudo no contexto do projeto "Ensinar e Aprender: Corrigindo o Fluxo do Ciclo II" [Internet]. 2005 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18062019-113812/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021