Exportar registro bibliográfico

A galáxia descrita por meio da distribuição do gás, da poeira e das estrelas (2005)

  • Autores:
  • Autor USP: AMORES, EDUARDO BRESCANSIN DE - IAG
  • Unidade: IAG
  • Sigla do Departamento: AGA
  • Assuntos: ASTROFÍSICA ESTELAR; MEIO INTERESTELAR
  • Idioma: Português
  • Resumo: Investigamos a estrutura da galáxia através de contagens de estrelas, da distribuição das regiões HII, CO, poeira interestelar e hidrogênio neutro. Reproduzimos os diagramas l-v observados para o HI (dados do surveys de Berkeley, Parkes, NRAO e Leiden) e as regiões HII descritas nos catálogos de Kuchar & Clark (1997) e Russel (2003) por meio do ajuste dos parâmetros dos braços espirais. As direções tangenciais previstas por nossos modelos são compatíveis com as determinadas na literatura e são consistentes com os perfis longitudinais dos diferentes traçadores. Os mapas face-on obtidos dessa análise nos permitiram verificar alguns aspectos importantes de nossa galáxia, tais como: pontes, bifurcações e segmentos de braços. Um método independente para estudar a estrutura espiral da galáxia consiste em comparar os resultados do modelo de besançon da galáxia aos dados observados pelo 2MASS nas direções tangenciais aos braços, determinando-se seus parâmetros mediante a aplicação dos algorítimos genéticos, sendo obtidos 22 parâmetros dos braços em 11 direções indicativas da presença dos mesmos, reproduzindo de maneira adequada as contagens de estrelas nessas direções. Nossos resultados apresentam uma galáxia com quatro braços espirais principais com ângulo de inclinação de 11.5°±1.0°. Nosso trabalho é pioneiro no sentido de se determinar a estrutura galáctica com base na distribuição do gás, poeira e estrelas, indicando um deslocamento entre essas componentes. O estudo dabarra no centro galáctico foi realizado tomando-se por base os perfis latitudinais para o HI e a poeira interestelar e aperfeiçoando um modelo que descreve a distribuição de brilho no centro galáctico dos componentes da barra e do bojo. Complementamos nossos estudos com observações realizadas na CAMIV no LNA para as bandas J,H e K das extremidades da barra e da direção tangencial ao braço de Scuttum, as quais proporcionam uma maior resolução e ) limites de completude mais profundos nas bandas J e H do que os observados pelo 2MASS. Os modelos para a extinção interestelar foram comparados com outras estimativas de extinção, tais como: mapas de Schelegel, Burstein & Heiles, aglomerados globulares e abertos da extinção no centro galáctico, assim como contagens de estrelas.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.03.2005

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      AMÔRES, Eduardo Brescansin de. A galáxia descrita por meio da distribuição do gás, da poeira e das estrelas. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Amôres, E. B. de. (2005). A galáxia descrita por meio da distribuição do gás, da poeira e das estrelas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Amôres EB de. A galáxia descrita por meio da distribuição do gás, da poeira e das estrelas. 2005 ;[citado 2024 abr. 16 ]
    • Vancouver

      Amôres EB de. A galáxia descrita por meio da distribuição do gás, da poeira e das estrelas. 2005 ;[citado 2024 abr. 16 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024