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Pensamento, cultura científica e educação (2005)

  • Autores:
  • Autor USP: LEODORO, MARCOS PIRES - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO); EPISTEMOLOGIA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • Idioma: Português
  • Resumo: Neste trabalho é diagnosticada uma cisão entre conhecimento e pensamento na educação científica constituída pela ênfase na comunicação dos saberes instituídos sem a sua devida articulação com a atividade do pensar, possibilidade de apreensão e elaboração dos significados da ciência. Nesse contexto, a aquisição escolar do conhecimento científico tem operado como modo de obstrução ao ato de pensar. A ascensão dos critérios de eficiência e desempenho (performance), potencializados pela abordagem "tecnocientífica" da natureza e da cultura e pautados na manipulação dos conhecimentos segundo a estratificação e especialização do pensamento, subverte o ato da reflexão (pensamento em latim é pensare: "pesar", "refletir") no mundo contemporâneo. É pressuposto deste trabalho que a educação científica, concebida em consonância com a reflexão epistemológica, o desenvolvimento histórico, social e cultural da ciência e segundo os ideais de uma educação dialógica e humanista, esteja orientada para a consolidação de uma cultura científica baseada na vivência dos diversos modos de organização e ação do pensamento na construção dos conhecimentos científicos. Em virtude disso, questiona-se a concepção estritamente formalista do currículo de ciências. Ao longo) do século XX, as conseqüências epistemológicas da reflexão sobre os limites e as possibilidades da formalização do conhecimento científico, bem como da crise da representação científica da realidade produzida,sobretudo, pela microfísica, valorizaram a pluralidade e a intersubjetividade dos atos de conhecimento como dimensões constitutivas das significações individuais e coletivas do saber, ressaltando o caráter fiduciário da verdade científica. Neste trabalho se considera que a reformulação da tradição moderna de um conhecimento transcendental ao sujeito e subsidiário da objetividade científica tem conseqüências importantes para a educação científica. Nesse sentido, é proposto o resgate da didática enquanto projeto utópico de uma sociedade constituída por sujeitos e coletividades que preservam e valorizam as conquistas intelectuais da humanidade, ao mesmo tempo que elaboram, optam e refletem sobre a cultura e a ciência vindouras. Como vivência de um ato ) educativo dialógico, relata-se um episódio de intersubjetividade epistêmica do pesquisador-educador com os educandos-licenciandos, enfatizando a análise da reflexão docente sobre a construção de uma articulação possível entre atos de conhecimento e pensamento e segundo o pressuposto da formação de professores de ciências como espaço privilegiado para crítica e renovação da escola tradicional
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.04.2005
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      LEODORO, Marcos Pires; MIRANDA, Hercília Tavares de. Pensamento, cultura científica e educação. 2005.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26042007-163902/ >.
    • APA

      Leodoro, M. P., & Miranda, H. T. de. (2005). Pensamento, cultura científica e educação. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26042007-163902/
    • NLM

      Leodoro MP, Miranda HT de. Pensamento, cultura científica e educação [Internet]. 2005 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26042007-163902/
    • Vancouver

      Leodoro MP, Miranda HT de. Pensamento, cultura científica e educação [Internet]. 2005 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26042007-163902/

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