Exportar registro bibliográfico

Efeito da estrutura de prática na aquisição de uma habilidade motora (2005)

  • Autores:
  • Autor USP: PAROLI, REJANE - EEFE
  • Unidade: EEFE
  • Sigla do Departamento: EFP
  • Assuntos: APRENDIZAGEM MOTORA; HABILIDADES MOTORAS (EDUCAÇÃO FÍSICA)
  • Idioma: Português
  • Resumo: Os efeitos de diferentes estruturas de prática na aquisição de uma habilidade motora foram investigados em três experimentos nos quais a prática foi manipulada no que se refere à variabilidade. O delineamento constou de dois grupos de prática combinada (constante-por blocos e constante-aleatória) e de duas fases de aprendizagem (estabilização e adaptação). Nos três experimentos, estudantes universitários praticaram uma tarefa que consistia em tocar sensores de forma seqüencial em integração a um estímulo visual. Foi utilizado o aparelho de timing coincidente para tarefas complexas. O desempenho foi verificado mediante três medidas de erro: absoluto, variável e de execução. O timing relativo e sua variabilidade foram utilizados para avaliar a macroestrutura do programa de ação da habilidade ao passo que a microestrutura foi avaliada pelo tempo de movimento absoluto e sua variabilidade. Os resultados do experimento 1, no qual a prática foi manipulada quanto a velocidade do estímulo visual, mostraram desempenhos semelhantes para os grupos na fase de adaptação e o grupo de prática constante por blocos adaptou-se retomando a estrutura formada na fase anterior, já o grupo de prática constante-aleatória reorganizou-se e utilizou uma nova estrutura durante toda a fase. De acordo com os resultados do experimento 2, no qual manipulou-se padrões seqüenciais de resposta, houve melhor desempenho do grupo de prática constante por blocos na fase deadaptação no que se refere à precisão, com esse grupo apresentando variabilidade menor que o grupo de prática constante aleatória na microestrutura do programa de ação. No experimento 3, no qual a prática foi manipulada em ambos os aspectos- velocidade do estimulo visual e seqüência de toques- os resultados também indicaram melhor desempenho do grupo de prática constante-por blocos na fase de adaptação em relação ao número de acertos de execução. No seu conjunto, a prática constante seguida da prática variada por blocos proporcionou melhores resultados
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.01.2005

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      PAROLI, Rejane; TANI, Go. Efeito da estrutura de prática na aquisição de uma habilidade motora. 2005.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
    • APA

      Paroli, R., & Tani, G. (2005). Efeito da estrutura de prática na aquisição de uma habilidade motora. Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Paroli R, Tani G. Efeito da estrutura de prática na aquisição de uma habilidade motora. 2005 ;
    • Vancouver

      Paroli R, Tani G. Efeito da estrutura de prática na aquisição de uma habilidade motora. 2005 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021