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Arquitetura paulistana da década de 1960: técnica e forma (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: GIMENEZ, LUIS ESPALLARGAS - FAU
  • Unidade: FAU
  • Sigla do Departamento: AUH
  • Assuntos: ARQUITETURA MODERNA; HISTÓRIA DA ARQUITETURA
  • Idioma: Português
  • Resumo: A história mais consolidada da arquitetura moderna brasileira considera e assume como determinantes as políticas que cercam seus pressupostos e produção. Incontáveis pesquisas se animam ampliar o conhecimento dessa história moderna e acrescentam quantidade de informações, precisões e curiosidades ao conjunto, sem, no entanto, enfrentar declaradas descontinuidades e conceitos ainda inéditos. Na década de 1960, o brutalismo paulista modificou a sensibilidade artística mais próxima à difundida pelo International Style e desencadeou uma profunda alteração na forma, inexplicavelmente encampada pela seqüência de fenômenos que procuram provar a linearidade e progresso modernos. A aceitação irrestrita da arquitetura como tributária da razão e da ética fecha o cerco ideológico e exlcui estética e forma modernas do processo e avaliação artísticos. A combinação da plástica com o partido favorece prescindir da forma moderna intelectiva, facilita a criatividade e livra da repreensão formalista. A tese propõe a suspensão de algumas dessas certezas e procura demonstrar que também é factível entender o brutalismo como uma degradação do processo moderno de concepção e, mais ainda, como uma espécie de realismo artístico que retrocede à experiência estética mais convencional ao considerar mecanismos originais e simbolismos estruturais. Mesmo aprofundada no País, a inconsistência brutalista não foi causada pela regionalização, mas pela disparatada versão original. Fenômeno difícil de entender, pois ao insistir na autonomia artística nacional diminui-se a agilidade crítica por dificultar o enfrentamento aberto com experiências estrangeiras. Censura que não deixa compreender, em definitivo, os limites das propostas artísticas, tantas vezes referidas de maneira apressada.A obstrução do juízo visual na arquitetura foi inaugurada nas rebeliões juvenis do continente europeu e causaria um rebaixamento na arquitetura paulistana, embora orientada para aprofundar ainda mais seus efeitos radicais. Para entender a fratura formidável que representou o ataque brutalista ao pensamento moderno do século XX, parece necessário reativar a categoria da forma moderna como parâmetro eficaz que distingue objetos criados segundo critérios de semelhança e aparência e artefatos concebidos segundo uma ordem interna que lhes fornece legalidade e estrutura. Sob a substância pastosa e cinzenta do concreto aparente e bruto, que serviu para acobertar tantos brutalismos, esconde-se ora o tipo da estética normativa, ora a forma da estética moderna. Ora a corrupção brutalista, ora um sentido moderno preservado. Uma distinção decisiva ao escrever uma história que necessite considerar os juízos estéticos da arquitetura.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.10.2004
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      ESPALLARGAS GIMENEZ, Luis. Arquitetura paulistana da década de 1960: técnica e forma. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-01082022-142249/. Acesso em: 18 set. 2024.
    • APA

      Espallargas Gimenez, L. (2004). Arquitetura paulistana da década de 1960: técnica e forma (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-01082022-142249/
    • NLM

      Espallargas Gimenez L. Arquitetura paulistana da década de 1960: técnica e forma [Internet]. 2004 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-01082022-142249/
    • Vancouver

      Espallargas Gimenez L. Arquitetura paulistana da década de 1960: técnica e forma [Internet]. 2004 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-01082022-142249/


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