Exportar registro bibliográfico

Design industrial e diversidade cultural: sintonia essencial. Estudos de casos nos setores automobilísticos, moveleiro e de eletrodomésticos no Brasil (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: ONO, MARISTELA MITSUKO - FAU
  • Unidade: FAU
  • Assuntos: DESENHO INDUSTRIAL; DIVERSIDADE CULTURAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: Com base em estudos de casos desenvolvidos nos setores industriais automobilístico, moveleiro e de eletrodomésticos no Brasil, esta tese discute como tem se desenvolvido a prática do design industrial, diante da questão da diversidade cultural, no que tange aos requisitos simbólicos, de uso e técnicos dos produtos, salientando a importância fundamental da sintonia entre o design industrial e a diversidade cultural no desenvolvimento de produtos para a sociedade. Os designers têm vivenciado novas experiências, realidades e desafios, frente ao cenário competitivo e à emergência de horizontes complexos, em termos de mercados, tecnologia, modos de organização do trabalho em corporações nacionais e multinacionais, redes de informações e influências, no seio do processo de globalização. Em tal contexto, destaca-se a importância e a responsabilidade de sua participação no processo de desenvolvimento de produtos para a sociedade, na medida em que a sua atuação é determinante na interpretação dos requisitos simbólicos, de uso e técnicos, e no desenvolvimento da cultura material. Esta tese fundamenta-se no entendimento da cultura como a teia de significados tecida pelas pessoas nas sociedades, onde desenvolvem seus pensamentos, valores e ações, e a partir da qual interpretam o significado de sua própria existência, segundo Geertz (1989; 1996).Considera que a diversidade cultural é expressão fundamental da identidade dos indivíduos, aqual, por sua vez, tanto no âmbito da cultura, quanto do design, não cabe em conceitos herméticos e absolutos, fronteiras territoriais, legitimidades e parâmetros fixos, em vista de sua natureza complexa e dinâmica. A metodologia adotada insere-se no paradigma interpretativista, com abordagem qualitativa, e a tese compreende três partes principais: a primeira apresenta o marco teórico; a segunda, a contextualização do design nos setores e empresas pesquisados; e a terceira, a interpretação dos resultados dos estudos de casos. Seus principais resultados estão agrupados em cinco capítulos, que tratam da manifestação da diversidade cultural no design industrial: 1) a tradução dos requisitos simbólicos; 2) a contextualização dos requisitos de uso; 3) a materialização dos requisitos técnicos; 4) produtos importados e preferências do consumidor brasileiro: divergências e influências; e 5) o paradoxo do fator custo no design industrial: obstáculo e promoção à diversidade.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.08.2004

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ONO, Maristela Mitsuko; SANTOS, Maria Cecília Loschiavo dos. Design industrial e diversidade cultural: sintonia essencial. Estudos de casos nos setores automobilísticos, moveleiro e de eletrodomésticos no Brasil. 2004.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
    • APA

      Ono, M. M., & Santos, M. C. L. dos. (2004). Design industrial e diversidade cultural: sintonia essencial. Estudos de casos nos setores automobilísticos, moveleiro e de eletrodomésticos no Brasil. Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Ono MM, Santos MCL dos. Design industrial e diversidade cultural: sintonia essencial. Estudos de casos nos setores automobilísticos, moveleiro e de eletrodomésticos no Brasil. 2004 ;
    • Vancouver

      Ono MM, Santos MCL dos. Design industrial e diversidade cultural: sintonia essencial. Estudos de casos nos setores automobilísticos, moveleiro e de eletrodomésticos no Brasil. 2004 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021