Exportar registro bibliográfico

Retroanálise de uma escavação de vala escorada a céu aberto de uma linha do metrô de São Paulo (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: FRIGERIO, GIULIO PETERLEVITZ - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: SGS
  • Assuntos: MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS; ESCAVAÇÃO A CÉU ABERTO; METRÔ; INTERAÇÃO SOLO-ESTRUTURA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta dissertação apresenta em primeira etapa o trabalho desenvolvido para averiguar a adequação dos modelos reológicos de Mohr-Coulomb e de endurecimento de solo, para representar as deformações e distorções que ocorrem no sistema solo-estrutura, quando do processo de escavação de valas escoradas. Além disto, em uma segunda etapa fazem-se estimativas de previsão de danos causados em edificações, em decorrência das escavações de uma vala escorada da linha 1 do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP). A primeira e a segunda etapa foram feitas através de 810 simulações numéricas, em elementos finitos utilizando-se o software PLAXIS, associadas a retroanálise por processo direto do módulo de deformabilidade a 50% da tensão de ruptura dos solos utilizando-se para isto o processo direto. Apresenta-se também uma síntese da formação e dos tipos de solos que constituem a bacia sedimentar de São Paulo, onde se localiza a seção experimental nº 1 objeto de estudo desta dissertação. Faz-se uma breve revisão bibliográfica a respeito das técnicas de retroanálise. Apresentam-se critérios para escolha de intervalos de parâmetros geotécnicos que representem o sistema solo-estrutura no processo de escavação. Foram feitas análises paramétricas para determinar os parâmetros geotécnicos que mais influenciam o sistema solo-estrutura. Comparam-se os modelos constitutivos de Mohr-Coulomb e de endurecimento na previsão das deformações. Por fim, faz-se a previsão do nível de danos causados pelasescavações da vala, a um edifício hipotético
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 23.03.2004
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      FRIGERIO, Giulio Peterlevitz; CELESTINO, Tarcísio Barreto. Retroanálise de uma escavação de vala escorada a céu aberto de uma linha do metrô de São Paulo. 2004.Universidade de São Paulo, São Carlos, 2004. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-31072006-102842/ >.
    • APA

      Frigerio, G. P., & Celestino, T. B. (2004). Retroanálise de uma escavação de vala escorada a céu aberto de uma linha do metrô de São Paulo. Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-31072006-102842/
    • NLM

      Frigerio GP, Celestino TB. Retroanálise de uma escavação de vala escorada a céu aberto de uma linha do metrô de São Paulo [Internet]. 2004 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-31072006-102842/
    • Vancouver

      Frigerio GP, Celestino TB. Retroanálise de uma escavação de vala escorada a céu aberto de uma linha do metrô de São Paulo [Internet]. 2004 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-31072006-102842/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021