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Estudo do comportamento mecânico de misturas de resíduo da fabricação de papel e solo para utilização na construção rodoviária (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: MOLINA, CARLOS ERNESTO CHAVEZ - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: STT
  • Assuntos: RESÍDUOS; CELULOSE; PAPEL; RECICLAGEM DE RESÍDUOS URBANOS
  • Idioma: Português
  • Resumo: O resíduo sólido estudado na presente pesquisa e decorrente da associação de lama de calcário e dregs (expressão muito utilizada na indústria do papel, inclusive no Brasil, que poderia ser traduzida como 'borra'), materiais gerados na fabricação de papel. Tradicionalmente, este resíduo é depositado em aterros sanitários ou em áreas controladas. No entanto, a disponibilidade de espaços adequados para a disposição é pequena, e a conservação dos mesmos é muito dispendiosa, visto que apresentam riscos de contaminação para o ambiente e fauna circundantes. Assim, este tipo de solução não é mais visto como viável a longo prazo. Este trabalho tem como objetivo principal determinar, a partir de ensaios de laboratório, o comportamento mecânico de misturas constituídas com solos e o resíduo em destaque, visando a sua utilização na construção rodoviária. Foram compactados corpos-de-prova com e sem adição de resíduo na energia normal do Proctor, variando-se o tipo de solo, o teor de cal e o tempo de cura, e posteriormente foram submetidos a ensaios de compressão simples, compressão diametral e índice de suporte Califórnia. Complementarmente, foram realizados ensaios de difração de raios-X e microscopia eletrônica por varredura para determinar, respectivamente, a composição química e micro-estrutura do resíduo. Os resultados mostraram que a adição do resíduo da fabricação de papel aos solos não melhora as propriedades mecânicas das misturas compactadas, sendo necessária autilização de um estabilizante, como a cal, para melhorar as más características. Porém para os solos estudados, as misturas de solo, resíduo e cal apresentaram melhor comportamento mecânico que as misturas de solo-cal, oferecendo uma solução factível para a utilização deste resíduo na construção rodoviária
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 25.06.2004
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CHÁVEZ MOLINA, Carlos Ernesto; PARREIRA, Alexandre Benetti. Estudo do comportamento mecânico de misturas de resíduo da fabricação de papel e solo para utilização na construção rodoviária. 2004.Universidade de São Paulo, São Carlos, 2004. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-10072017-161404/pt-br.php >.
    • APA

      Chávez Molina, C. E., & Parreira, A. B. (2004). Estudo do comportamento mecânico de misturas de resíduo da fabricação de papel e solo para utilização na construção rodoviária. Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-10072017-161404/pt-br.php
    • NLM

      Chávez Molina CE, Parreira AB. Estudo do comportamento mecânico de misturas de resíduo da fabricação de papel e solo para utilização na construção rodoviária [Internet]. 2004 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-10072017-161404/pt-br.php
    • Vancouver

      Chávez Molina CE, Parreira AB. Estudo do comportamento mecânico de misturas de resíduo da fabricação de papel e solo para utilização na construção rodoviária [Internet]. 2004 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-10072017-161404/pt-br.php

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