Exportar registro bibliográfico

Efeito de uma única sessão de exercício intenso na função e apoptose de neutrófilos de ratos:: modulação pela suplementação oral de glutamina (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: LAGRANHA, CLAUDIA JACQUES - ICB
  • Unidade: ICB
  • Sigla do Departamento: BMB
  • Assuntos: NEUTRÓFILOS; APOPTOSE; GLUTAMINA; EXERCÍCIO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O efeito de uma única sessão de exercício (a 85% da capacidade máxima) na função e apoptose de neutrófilos de ratos com 60 (imaturos sexualmente) e 90 (maduro sexualmente) dias de vida fol estudado. Avaliou-se também o efeito da suplementaão com glutamina (1g por kg de peso) na prevenção das alterações induzidas pelo exercício. As funções estudadas foram: capacidade fagocitária, produção de óxido nítrico (NO) (e de espécies reativas de oxigênio (EROs). Para avaliar a morte de neutrófilos, os seguintes parâmetros foram determinados: integridade da membrana condensação de cromatina, fragmentação de DNA, externalização de fosfatidilserina, potential transmembrânico mitocondrial, expressão de genes anti-apoptóticos (bcl-xL), pró-apoptóticos (bax e bcl-xS) e caspase 3. A maturação sexual por si só reduziu a capacidade fagocitária, aumentou a expressão dos componentes (gp9l, p47 e p22phox) da NADPH-oxidase e a produção de óxido nítrico (NO).(contínuação)Além disso, a maturação sexual aumentou a proporção de células em apoptose, conforme observado pelo aumento na fragmentação de DNA e despolarização mitocondrial, redução na expressão de Bcl-xl, e aumento da expressão de caspase 3. A sessão de exercicio, reduziu a produção de NO e aumentou a expressão dos componentes da NADPH-oxidase nos neutrófilos com ratos de 90 dias de vida. Porém em ratos com 60 dias, o exercicio não alterou as funções dos neutrófilos (capacidade fagocitária e a produção de óxido nítricoe de espécies reativas de oxigênio). A sessão de exercício aumentou a proporção de neutrófilos em apoptose em ratos com 60 e 90 dias. A suplementação oral com glutamina aumentou a capaci dade fagocitária e a produção de EROs nos neutrófilos de ratos corn 60 dias e a expressdo dos componentes da NADPH-oxidase nos neutrófilos de ratos com 90 dias. Além disso, a suplementação com glutamina reduziu o efeito do exercício na indução de apoptose nos neutrófilos dos ratos com 60 e 90 dias.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 30.06.2004

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LAGRANHA, Claudia Jacques; PITHON CURI, Tânia Cristina. Efeito de uma única sessão de exercício intenso na função e apoptose de neutrófilos de ratos:: modulação pela suplementação oral de glutamina. 2004.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
    • APA

      Lagranha, C. J., & Pithon Curi, T. C. (2004). Efeito de uma única sessão de exercício intenso na função e apoptose de neutrófilos de ratos:: modulação pela suplementação oral de glutamina. Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Lagranha CJ, Pithon Curi TC. Efeito de uma única sessão de exercício intenso na função e apoptose de neutrófilos de ratos:: modulação pela suplementação oral de glutamina. 2004 ;
    • Vancouver

      Lagranha CJ, Pithon Curi TC. Efeito de uma única sessão de exercício intenso na função e apoptose de neutrófilos de ratos:: modulação pela suplementação oral de glutamina. 2004 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021