Exportar registro bibliográfico

Certificação conforme a NBR ISO 14001: desafio da comunicação para as organizações (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: SILVA, DEMETRIOS ANTONIO - FSP
  • Unidade: FSP
  • Sigla do Departamento: HSA
  • Assuntos: GESTÃO AMBIENTAL; ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE; COMUNICAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Objetivo: identificaçäo de pontos a serem focalizados pelos organismos certificadores, e também profissionais e entidades que possuem relacionamento com o assunto durante os procedimentos de implementaçäo, certificaçäo e manutençäo dos sistemas de gestäo ambiental no que diz respeito à comunicaçäo, a fim de atender as ansiedades das partes interessadas, colaborando para a confiança e credibilidade da Certificaçäo ISO 14001.Métodos:pesquisa feita entre as organizações certificadas conforme a ISO 14001 apontadas no cadastro mantido pelo INMETRO. O questionário utilizado abordava assuntos relativos aos aspectos ambientais, objetivos e metas, indicadores de desempenho e a comunicaçäo com as partes interessadas das organizações. A necessidade da existência de comunicaçäo com as partes interessadas internas e externas é um dos requisitos da NBR ISO 14001que as organizações devem atender para a certificaçäo. Analisadas as respostas e a quantidade de questionários respondidos pelas organizações, foi possível verificar que as organizações certificadas conforme a NBR ISO 14001 näo estäo sendo capazes de estabelecer com sucesso a comunicaçäo com suas partes interessadas. O que pôde ser demonstrado com a pesquisa foi a dificuldade em identificar e estabelecer o contato com as organizações. As organizações estariam obtendo o sucesso na comunicaçäo se houvesse o processo de troca de mensagens com as partes interessadas e, como resultado, o estabelecimento daconfiança na determinaçäo da organizaçäo em preservar o meio ambiente. Quando é adicionado à comunicaçäo ambiental a riscos ambientais, ela tende a tornar-se menos consistente, pois este tema somente é tratado na comunicaçäo de poucas organizações. As organizações apresentam suas informações com maior facilidade quando se trata de suas realizações, abordando assuntos em que houve o sucesso de uma iniciativa, tais como: )as dificuldades encontradas pelas partes interessadas para estabelecer contato, a perda do contato com a parte interessada devido a ela estar utilizando um canal de comunicaçäo näo previsto e a consistência das informações transmitidas. Por fim foi proposto o estabelecimento de uma metodologia ou sistemática para catálogo e divulgaçäo das certificações conforme a NBR ISO 14001 (AU)
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 23.03.2004

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SILVA, Demétrios Antônio; RIBEIRO, Helena. Certificação conforme a NBR ISO 14001: desafio da comunicação para as organizações. 2004.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
    • APA

      Silva, D. A., & Ribeiro, H. (2004). Certificação conforme a NBR ISO 14001: desafio da comunicação para as organizações. Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Silva DA, Ribeiro H. Certificação conforme a NBR ISO 14001: desafio da comunicação para as organizações. 2004 ;
    • Vancouver

      Silva DA, Ribeiro H. Certificação conforme a NBR ISO 14001: desafio da comunicação para as organizações. 2004 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021