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Um estudo da adaptabilidade dos sistemas eletrônicos de controle de malha fechada pelo sensor de oxigênio de motores ciclo otto à gasolina ao receber álcool etílico hidratado como combustível alternativo (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: BEM, ARMANDO JOSE DAL - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: SEM
  • Assuntos: ETANOL; CONTROLE DIGITAL; MOTORES A ÁLCOOL; MOTORES A GASOLINA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Traz um histórico da utilização do álcool como combustível no Brasil, mostrando suas vantagens ambientais, sociais e econômicas. Apresenta as propriedades físico-químicas do álcool etílico anidro e hidratado e suas reações de combustão, enfatizando a razão ar/combustível e comparando-o com a gasolina pura e a gasolina comercial brasileira. Utiliza as teorias existentes sobre motores de combustão interna quatro tempos, para demonstrar a influência da adição progressiva de álcool etílico hidratado na gasolina sobre o rendimento, torque, potência e consumo em um motor a gasolina. Utiliza o mesmo procedimento de análise para determinar a influência sobre os itens citados anteriormente, em um motor a gasolina operando com álcool etílico hidratado, sem sofrer alteração da taxa de compressão. Analisa a miscibilidade de misturas álcool etílico hidratado e gasolina. Descreve e analisa os resultados experimentais de rendimento, torque, potência e consumo de um motor a gasolina com sistema eletrônico de controle digital, operando com variadas proporções de mistura álcool etílico hidratado e gasolina, sem alteração de suas características originais. Repete o experimento anterior para o motor operando com álcool etílico hidratado com alteração das características originais da EPROM do sistema de controle eletrônico
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 19.09.2003
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      DAL BEM, Armando José; PASSARINI, Luís Carlos. Um estudo da adaptabilidade dos sistemas eletrônicos de controle de malha fechada pelo sensor de oxigênio de motores ciclo otto à gasolina ao receber álcool etílico hidratado como combustível alternativo. 2003.Universidade de São Paulo, São Carlos, 2003. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-16022016-122342/pt-br.php >.
    • APA

      Dal Bem, A. J., & Passarini, L. C. (2003). Um estudo da adaptabilidade dos sistemas eletrônicos de controle de malha fechada pelo sensor de oxigênio de motores ciclo otto à gasolina ao receber álcool etílico hidratado como combustível alternativo. Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-16022016-122342/pt-br.php
    • NLM

      Dal Bem AJ, Passarini LC. Um estudo da adaptabilidade dos sistemas eletrônicos de controle de malha fechada pelo sensor de oxigênio de motores ciclo otto à gasolina ao receber álcool etílico hidratado como combustível alternativo [Internet]. 2003 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-16022016-122342/pt-br.php
    • Vancouver

      Dal Bem AJ, Passarini LC. Um estudo da adaptabilidade dos sistemas eletrônicos de controle de malha fechada pelo sensor de oxigênio de motores ciclo otto à gasolina ao receber álcool etílico hidratado como combustível alternativo [Internet]. 2003 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-16022016-122342/pt-br.php

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