Capacitação para educação nutricional dirigida a professores de um curso de educação infantil (2003)
- Autores:
- Autor USP: MACEDO, IRENE COUTINHO DE - FSP
- Unidade: FSP
- Sigla do Departamento: HNT
- DOI: 10.11606/D.6.2003.tde-10052021-172406
- Assuntos: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL; EDUCAÇÃO INFANTIL
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: A educação nutricional para crianças tem sido a estratégia sugerida para conter o avanço da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. Nesse sentido, realizou-se estudo com objetivo de avaliar uma estratégia de capacitação em educação nutricional para professores e educadores de um curso de educação infantil de uma escola da rede particular de ensino do município de São Paulo. Metodologia: O estudo foi realizado com 30 professores de crianças com idades entre 1 e 6 anos. O desenvolvimento da pesquisa aconteceu em três etapas: 1) Avaliação diagnóstica - aplicação de um questionário para avaliar o grau de conhecimento dos professores sobre alimentação e nutrição; 2) Avaliação do impacto da intervenção educativa nos conhecimentos sobre nutrição - um ano após a intervenção educativa, os professores responderam ao mesmo questionário aplicado na primeira fase; 3) Avaliação das repercussões da intervenção educativa - para a avaliação do impacto das atividades, também se considerou os depoimentos dos professores, das crianças e dos pais. Intervenção Educativa: Foi conduzido encontro com os professores (treinamento), utilizando material didático para servir de apoio às atividades educativas. Resultados: A população estudada foi composta em 100% por elementos do sexo feminino com média de idade de 35,3 anos (desvio padrão = 11,3 anos), a maioria (65%) com curso superior completo e 21% com curso de pós graduação. A análise revelou efeito estatisticamente significante para aumento de conhecimento antes e após intervenção. O valor médio de acertos passou de 8,57 para 9,21 após a intervenção (de um total de 10 pontos possíveis). Os professores consideraram que o treinamento foi válido e que o material elaborado serviu como base teórica para o desenvolvimento de atividades com as crianças.Os depoimentos dos pais e alunos foram, na maioria, referentes a mudanças positivas ocorridas no comportamento alimentar, entretanto, foi relatado que as maiores mudanças foram observadas em períodos próximos à abordagem dos temas de alimentação saudável e que aos poucos os velhos hábitos retornaram. Conclusão: Entre outros aspectos, concluiu-se que o treinamento do professor para a educação nutricional de crianças em idade pré escolar é uma importante estratégia que pode trazer benefícios para toda a comunidade, desde que seja uma atividade contínua.
- Imprenta:
- Data da defesa: 12.08.2003
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
MACEDO, Irene Coutinho de. Capacitação para educação nutricional dirigida a professores de um curso de educação infantil. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.6.2003.tde-10052021-172406. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Macedo, I. C. de. (2003). Capacitação para educação nutricional dirigida a professores de um curso de educação infantil (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.6.2003.tde-10052021-172406 -
NLM
Macedo IC de. Capacitação para educação nutricional dirigida a professores de um curso de educação infantil [Internet]. 2003 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.6.2003.tde-10052021-172406 -
Vancouver
Macedo IC de. Capacitação para educação nutricional dirigida a professores de um curso de educação infantil [Internet]. 2003 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.6.2003.tde-10052021-172406
Informações sobre o DOI: 10.11606/D.6.2003.tde-10052021-172406 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas