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Capacitação para educação nutricional dirigida a professores de um curso de educação infantil (2003)

  • Autores:
  • Autor USP: MACEDO, IRENE COUTINHO DE - FSP
  • Unidade: FSP
  • Sigla do Departamento: HNT
  • Assuntos: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL; EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Idioma: Português
  • Resumo: Objetivo: A educação nutricional para crianças tem sido a estratégia sugerida para conter o avanço da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. Nesse sentido, realizou-se estudo com objetivo de avaliar uma estratégia de capacitação em educação nutricional para professores e educadores de um curso de educação infantil de uma escola da rede particular de ensino do município de São Paulo. Metodologia: O estudo foi realizado com 30 professores de crianças com idades entre 1 e 6 anos. O desenvolvimento da pesquisa aconteceu em três etapas: 1) Avaliação diagnóstica - aplicação de um questionário para avaliar o grau de conhecimento dos professores sobre alimentação e nutrição; 2) Avaliação do impacto da intervenção educativa nos conhecimentos sobre nutrição - um ano após a intervenção educativa, os professores responderam ao mesmo questionário aplicado na primeira fase; 3) Avaliação das repercussões da intervenção educativa - para a avaliação do impacto das atividades, também se considerou os depoimentos dos professores, das crianças e dos pais. Intervenção Educativa: Foi conduzido encontro com os professores (treinamento), utilizando material didático para servir de apoio às atividades educativas. Resultados: A população estudada foi composta em 100% por elementos do sexo feminino com média de idade de 35,3 anos (desvio padrão = 11,3 anos), a maioria (65%) com curso superior completo e 21% com curso de pós graduação. A análise revelou efeito estatisticamente significante para aumento de conhecimento antes e após intervenção. O valor médio de acertos passou de 8,57 para 9,21 após a intervenção (de um total de 10 pontos possíveis). Os professores consideraram que o treinamento foi válido e que o material elaborado serviu como base teórica para o desenvolvimento de atividades com as crianças.Os depoimentos dos pais e alunos foram, na maioria, referentes a mudanças positivas ocorridas no comportamento alimentar, entretanto, foi relatado que as maiores mudanças foram observadas em períodos próximos à abordagem dos temas de alimentação saudável e que aos poucos os velhos hábitos retornaram. Conclusão: Entre outros aspectos, concluiu-se que o treinamento do professor para a educação nutricional de crianças em idade pré escolar é uma importante estratégia que pode trazer benefícios para toda a comunidade, desde que seja uma atividade contínua.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.08.2003
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      MACEDO, Irene Coutinho de; CERVATO, Ana Maria. Capacitação para educação nutricional dirigida a professores de um curso de educação infantil. 2003.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: < https://doi.org/10.11606/D.6.2003.tde-10052021-172406 >.
    • APA

      Macedo, I. C. de, & Cervato, A. M. (2003). Capacitação para educação nutricional dirigida a professores de um curso de educação infantil. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.6.2003.tde-10052021-172406
    • NLM

      Macedo IC de, Cervato AM. Capacitação para educação nutricional dirigida a professores de um curso de educação infantil [Internet]. 2003 ;Available from: https://doi.org/10.11606/D.6.2003.tde-10052021-172406
    • Vancouver

      Macedo IC de, Cervato AM. Capacitação para educação nutricional dirigida a professores de um curso de educação infantil [Internet]. 2003 ;Available from: https://doi.org/10.11606/D.6.2003.tde-10052021-172406

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