Exportar registro bibliográfico

Comparação da eficácia dos méthodos radiográficos convencional e digital no diagnóstico de reabsorções radiculares externas simuladas, em função de examinadores e tamanhos de cavidades (2002)

  • Autores:
  • Autor USP: WESTPHALEN, VANIA PORTELA DITZEL - FOB
  • Unidade: FOB
  • Sigla do Departamento: BAD
  • Assuntos: REABSORÇÃO RADICULAR; RADIOGRAFIA DENTÁRIA DIGITAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente estudo visou avaliar e comparar, in vitro, a eficácia dos métodos radiográficos convencional (filmes de grupos de sensibilidade E/F Kodak Insight) e digital (Sistema Gnatus DRS), no diagnóstico de cavidades simulando reabsorções radiculares externas, em dentes contidos em mandíbulas humanas secas com músculo bovino simulando o tecido mole. As variáveis consideradas foram: tamanhos das cavidades e examinadores envolvidos. Foram utilizadas nove unidades de cada grupo dentário, incisivos (central e lateral), caninos, pré-molares e molares, sem lesões periapicais, as quais foram radiografadas inicialmente, em três tomadas radiográficas periapicais (orto, mésio e distorradial) pelos métodos radiográficos convencional e digital. Extraíram-se os dentes com o auxílio de fórceps e as cavidades simulando reabsorção foram confeccionadas com brocas cilíndricas DORMER® - HSS - Aço rápido, de 0,7 e 1,0 mm de diâmetro, nas profundidades 0,7 e 1,0 mm, distribuídas nos terços radiculares cervical, médio e apical e nas faces vestibular, mesial e distal. Após a realização das cavidades os dentes eram reposicionados nos alvéolos e então, radiografados novamente pelos métodos convencional e digital, sendo esses passos comuns a ambos os diâmetros e profundidades das cavidades. As radiografias convencionais e digitais foram avaliadas por três cirurgiões-dentistas, sendo um radiologista, um endodontista e um clínico geral. Os resultados da investigação mostraram que pelométodo radiográfico digital, o número de cavidades observadas foi maior do que pelo convencional, tanto para as cavidades pequenas (p<0,05), quanto para as médias (p<0,05)
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 09.12.2002

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      WESTPHALEN, Vânia Portela Ditzel; MORAES, Ivaldo Gomes de. Comparação da eficácia dos méthodos radiográficos convencional e digital no diagnóstico de reabsorções radiculares externas simuladas, em função de examinadores e tamanhos de cavidades. 2002.Universidade de São Paulo, Bauru, 2002.
    • APA

      Westphalen, V. P. D., & Moraes, I. G. de. (2002). Comparação da eficácia dos méthodos radiográficos convencional e digital no diagnóstico de reabsorções radiculares externas simuladas, em função de examinadores e tamanhos de cavidades. Universidade de São Paulo, Bauru.
    • NLM

      Westphalen VPD, Moraes IG de. Comparação da eficácia dos méthodos radiográficos convencional e digital no diagnóstico de reabsorções radiculares externas simuladas, em função de examinadores e tamanhos de cavidades. 2002 ;
    • Vancouver

      Westphalen VPD, Moraes IG de. Comparação da eficácia dos méthodos radiográficos convencional e digital no diagnóstico de reabsorções radiculares externas simuladas, em função de examinadores e tamanhos de cavidades. 2002 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2021