Exportar registro bibliográfico

Translocação bacteriana em dentina de dentes permanentes após o uso de tetrafluoreto de Titânio (TiF4): Estudo in vitro (2002)

  • Autores:
  • Autor USP: SANTOS, MARIA ELISA OLIVEIRA DOS - FO
  • Unidade: FO
  • Sigla do Departamento: ODO
  • Assuntos: FLÚOR (ANÁLISE); DENTINA; BACTÉRIAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: O desenvolvimento de novas técnicas, bem como o aperfeiçoamento e o surgimento de novos materiais restauradores, tornaram os procedimentos preventivos mais eficazes e duradouros. Inúmeras substâncias participaram ativamente destes processos e, dentre eles, os compsotos fluoretados sempre mereceram lugar de destaque devido aos grandes benefícios proporcionados. Recentemente, um composto fluoretado, o TiF4, vem sendo estudado e tem merecido um enfoque especial face aos resultados satisfatórios que vem alcançando nas áreas de Cariologia, Dentística e Endodontia. Do exposto e pelas qualidades apresentadas, avaliamos a translocação bacteriana na dentina, em dentes permanentes, após a aplicação do TiF4 a 4% durante 1 minuto. Para isso, foram utilizados 80 molares humanos que tiveram suas coroas seccionadas em 3 partes: superior, média e inferior, sendo desprezadas as superiores e inferiores, utilizando-se somente as secções do terço médio. Discos de dentina com aproximadamente 2,0mm de espessura foram polidos com lixas d´água #400, #600 e #800, lavados e secados por igual tempo de 30 segundos. Esses procedimentos de lavagem e secagem foram feitos ao final das etapas realizadas em cada grupo. Os 80 discos foram divididos em 4 grupos de 20 discos em cada. Grupo I - `H IND.3 ´PO IND. 4` a 37% por 15 segundos na superfícies superiores e por 5 segundos, nas superfícies inferiores; Grupo II - idem ao grupo I + TiF4 a 4% por 1 minuto, somente nassuperfícies superiores; grupos III - as superfícies não foram tratadas e `H IND.3´´PO IND.4` a 37% por 5 segundos, nas superfícies inferiores; grupo IV - TiF4 a 4% por 1 minuto nas superfícies superiores + `H IND.3` ´PO IND.4` a 37% por 5 segundos, nas superfícies inferiores. Os discos foram fixados a seringas do tipo hipodérmia e identificadas por cores: grupo I - verde; grupo II - vermelho; grupo III - amarelo e grupo IV - azul. ) As amostras foram esterilizadas em óxido de etileno e, depois, colocadas em frascos contendo um meio de cultura. Em seguida saliva diluída foi inoculada nas seringas de cada conjunto, os quais, foram fechados e levados para estufa bacteriológica a 37°C por 7 dias. Observou-se, então, a contaminação do meio. As amostras foram preparadas para o MEV. Os dados foram analisados através do teste não paramétrico de x² (qui-quadrado). Entre os grupos I e II (P<0,01), nos grupos I e III (P>0,05), nos grupos I e IV (P<0,01), nos grupos II e III (P> 0,05), nos grupos II e IV (p>0,05) e nos grupos II e IV (P>0,05). Conclui-se que: o TiF4 foi efeito na tentativa de impedir a translocação bacteriana na dentina, em dentes permanentes humanos, com e sem "smear layer"
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.06.2002

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SANTOS, Maria Elisa Oliveira dos; GUEDES-PINTO, Antônio Carlos. Translocação bacteriana em dentina de dentes permanentes após o uso de tetrafluoreto de Titânio (TiF4): Estudo in vitro. 2002.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
    • APA

      Santos, M. E. O. dos, & Guedes-Pinto, A. C. (2002). Translocação bacteriana em dentina de dentes permanentes após o uso de tetrafluoreto de Titânio (TiF4): Estudo in vitro. Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Santos MEO dos, Guedes-Pinto AC. Translocação bacteriana em dentina de dentes permanentes após o uso de tetrafluoreto de Titânio (TiF4): Estudo in vitro. 2002 ;
    • Vancouver

      Santos MEO dos, Guedes-Pinto AC. Translocação bacteriana em dentina de dentes permanentes após o uso de tetrafluoreto de Titânio (TiF4): Estudo in vitro. 2002 ;

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2020