Exportar registro bibliográfico

Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol (2001)

  • Authors:
  • Autor USP: LEONCINI, MARVIO PEREIRA - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PRO
  • Assunto: FUTEBOL (GERENCIAMENTO)
  • Language: Português
  • Abstract: Este trabalho analisou a transformação do modelo de gestão estratégica em clubes de futebol que buscam a profissionalização de suas atividades no novo contexto da indústria do entretenimento. Por ser um tema pouco explorado cientificamente, a estratégia de pesquisa adotada privilegiou uma abordagem exploratória, buscando identificar as principais razões que empurram os clubes de futebol rumo à profissionalização de suas atividades e aprimorar o entendimento sobre as questões principais que estão sendo consideradas na concepção do modelo de gestão estratégica destes clubes. A estratégia adotada foi o estudo de caso e contou com as seguintes etapas: 1) definição dos contextos histórico e econômico no qual se insere o processo de transformação da gestão dos clubes de futebol; 2) elaboração de proposições de pesquisa específicas na forma de um modelo de análise preliminar; 3) estudo de caso baseado em fontes secundárias sobre um caso típico de profissionalização na gestão de clubes de futebol (Manchester United); 4) aprimoramento do modelo de análise inicial e elaboração de um protocolo de pesquisa para a pesquisa de campo; e 5) estudo de caso em dois clubes brasileiros em processo de profissionalização. Os resultados do estudo mostraram que começa a ficar mais evidente a necessidade de um posicionamento estratégico efetivo por parte dos clubes brasileiros que considere as forças internas e externas atuantes na indústria de futebol, e as oportunidades e ameaças demercado (neste caso, tanto as relacionadas ao mercado de torcedores quanto de jogadores). Este novo posicionamento requer competências essenciais e funcionais específicas para que os clubes obtenham seus resultados esperados, tanto em termos financeiros (lucros ou equilíbrio) quanto esportivos (títulos ou permanência nas principais divisões do futebol)
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 09.11.2001
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LEONCINI, Marvio Pereira; TERRA, Márcia. Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol. 2001.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-08122003-165621/ >.
    • APA

      Leoncini, M. P., & Terra, M. (2001). Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-08122003-165621/
    • NLM

      Leoncini MP, Terra M. Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol [Internet]. 2001 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-08122003-165621/
    • Vancouver

      Leoncini MP, Terra M. Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol [Internet]. 2001 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-08122003-165621/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2020