Exportar registro bibliográfico

Estudo comparativo de métodos clássicos para determinação de fluoreto em águas de abastecimento (2001)

  • Autores:
  • Autor USP: VERZOLA, MARCO ANTONIO - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 593
  • Assuntos: ABASTECIMENTO DE ÁGUA (ESTUDO COMPARATIVO;MÉTODOS); FLUORAÇÃO DAS ÁGUAS; QUÍMICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Pretendeu-se neste trabalho comparar alguns dos métodos clássicos para determinação de fluoreto, mais utilizados em laboratórios e estações de tratamento de água de Franca e região nordeste do Estado de São Paulo, através de aspectos como estimativa de custo, tempo de execução, instrumentação, precisão e exatidão. Também foram investigadas e sugeridas algumas alterações para a otimização dos métodos envolvidos, testando-os para determinar as concentrações de fluoreto em amostras de água de algumas cidades da região.Assim, vinte e seis amostras de águas de redes de abastecimento das cidades de Franca, Itirapuã, Patrocínio Paulista, Restinga, Jeriquara e Ituverava foram coletadas em duplicata. Testaram-se também, duas amostras de águas minerais de diferentes marcas. Os métodos utilizados: potenciómetrico direto com eletrodo íon seletivo, empregando duas soluções-tampão diferentes (uma somente com citrato e outra com citrato e CDTA);método fotométrico com reagente SPADNS;fotométrico utilizando alizarina e lantânio e, finalmente, colorimétrico (comparação visual) denominado Scott-Sanchis. Construíram-se tabelas comparativas e realizaram-se algumas análises estatísticas para se determinar quais as vantagens e desvantagens de cada método. Algumas tentativas de aplicação de métodos volumétricos de precipitação, principalmente usando condutimetria, não se mostraram satisfatórias devido às pequenas concentrações de íons fluoreto presentes nestas amostras.Conforme os resultados encontrados, os métodos potenciométricos, fotométrico com SPADNS e colorimétrico de Scott-Sanchis apresentaram resultados semelhantes, na faixa de concentração de fluoreto encontrado nas águas de abastecimento (entre 0,50 e 1,0 ppm), sendo que o fotométrico com alizarina e lantânio apresentou resultados mais divergentes na faixa de concentração estudada. O analista ou químico analítico deve escolher o método que mais se adapte às suas ) necessidades e condições operacionais (custo, capacidade do operador, tempo de execução, instrumentação, precisão e exatidão)
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 16.10.2001

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      VERZOLA, Marco Antônio. Estudo comparativo de métodos clássicos para determinação de fluoreto em águas de abastecimento. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2001. . Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Verzola, M. A. (2001). Estudo comparativo de métodos clássicos para determinação de fluoreto em águas de abastecimento (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Verzola MA. Estudo comparativo de métodos clássicos para determinação de fluoreto em águas de abastecimento. 2001 ;[citado 2024 abr. 26 ]
    • Vancouver

      Verzola MA. Estudo comparativo de métodos clássicos para determinação de fluoreto em águas de abastecimento. 2001 ;[citado 2024 abr. 26 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024