Do treinamento do enfermeiro à possibilidade da educação em terapia intensiva: em busca do sentido da existência humana (2000)
- Autores:
- Autor USP: CORREA, ADRIANA KATIA - ENFERM
- Unidade: ENFERM
- Assunto: ENFERMAGEM (PRATICA PROFISSIONAL)
- Idioma: Português
- Resumo: Neste estudo, minha proposta é dirigir-me para o treinamento de enfermeiros recém-admitidos na prática em terapia intensiva, explicitando, em um primeiro momento, a perspectiva de treinar que tem sido privilegiada, apontando alguns de seus limites. A partir dessa explicitação, projetar outra possibilidade de compreensão do treinamento que permita refletir sobre a prática em terapia intensiva, vislumbrando-a na perspectiva da existência humana, à luz da fenomenologia existencial de Martin Heidegger. Habitando o mundo cotidiano de dois centros de terapia intensiva de um hospital escola, fui em busca de elementos que, além de minhas vivências, possibilitassem a reflexão que pretendo empreender. Para tal, observei a condução de alguns treinamentos e entrevistei enfermeiros responsáveis pelo treinamento a recém-admitidos. A partir dos relatos desses profissionais e das observações realizadas, bem como das minhas vivências profissionais, descrevo o treinamento da prática de enfermeiros recém-admitidos em terapia intensiva, mostrando que é a compreensão moderna de homem e mundo, o modo de pensar e ser metafísico, que fundamenta essa prática, permanecendo esquecido o sentido da existência humana, em meio ao agir padronizado e técnico científico da modernidade. Posteriormente, passo a refletir acerca do "vir a ser" do treinamento de enfermeiros em terapia intensiva, buscando uma outra possibilidade de compreensão do humano, considerando os modos de ser dohomem no mundo, tendo como alicerce algumas temáticas do pensar heideggeriano: o homem como existência, ser-no-mundo, ser-com-o-outro, o cuidado e a técnica. Nessa reflexão, o exercício profissional do enfermeiro dirigido ao cuidado do doente grave, a sua formação acadêmica e a possibilidade de transcendência do treinamento em prática educativa são colocados em questão
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2000
- Data da defesa: 03.07.2000
-
ABNT
CORRÊA, Adriana Kátia. Do treinamento do enfermeiro à possibilidade da educação em terapia intensiva: em busca do sentido da existência humana. 2000. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2000. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Corrêa, A. K. (2000). Do treinamento do enfermeiro à possibilidade da educação em terapia intensiva: em busca do sentido da existência humana (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. -
NLM
Corrêa AK. Do treinamento do enfermeiro à possibilidade da educação em terapia intensiva: em busca do sentido da existência humana. 2000 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Corrêa AK. Do treinamento do enfermeiro à possibilidade da educação em terapia intensiva: em busca do sentido da existência humana. 2000 ;[citado 2024 abr. 19 ] - Sendo enfermeiras no centro de terapia intensiva
- Licenciatura em enfermagem: políticas, propostas pedagógicas e tensões
- Lidar com substâncias psicoativas: o significado para o trabalhador de enfermagem
- Vivências do educando de enfermagem (ensino técnico) no cuidado ao doente crítico
- De repente, professor! caminhos percorridos pelos enfermeiros em busca da formação docente
- Repensando a comunicação como instrumento gerencial em saúde a partir de uma perspectiva dialógica
- Lidar com substâncias psicoativas: o significado para o profissional de enfermagem
- Práticas formativas em docência: relato de experiência
- Humanization in intensive care from the perspective of the health team
- Professores da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: uma aproximação aos saberes apresentados por Tardif
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas