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Um estudo sobre a expressão da ritmicidade biológica em diferentes contextos sócio-culturais: o ciclio vigília/sono de adolescentes (2000)

  • Autores:
  • Autores USP: LOUZADA, FERNANDO MAZZILLI - IP
  • Unidades: IP
  • Sigla do Departamento: PSE
  • Assuntos: RITMOS BIOLÓGICOS; ADOLESCENTES; PSICOLOGIA EXPERIMENTAL; CICLO VIGÍLIA-SONO; ESCOLAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Durante o desenvolvimento, ocorrem modificações nas características do ciclo vigília/sono (CVS) humano. Na adolescência ocorre, concomitantemente com a maturação puberal, um atraso nos horários de dormir e acordar. Estudos recentes mostram que este atraso de fase, que é influenciado por fatores biológicos e sociais, é conflitante com os horários escolares dos ensinos fundamental e médio e pode resultar em uma aumento da sonolência diurna durante os dias letivos e extensão da duração do sono nos fins de semana. O principal objetivo deste trabalho foi o de realizar um estudo comparativo das características do CVS de adolescentes que vivem em diferentes ambientes sócio-culturais. Foram definidas três populações de adolescentes que vivem e estudam em ambientes sócio-culturais distintos para a participação no estudo: uma população urbana, que estuda em escola da rede privada da cidade de São Paulo, uma população que vive na zona rural do município de Piracicaba, SP e uma população que vive na zona rural do município de Ubatuba, SP. As características do CVS destas populações foram obtidas através da aplicação de um questionário, preenchido em sala de aula, sendo obtidas algumas informações: horários de dormir eacordar durante a semana, horários de dormir e acordar nos fins de semana e avaliação subjetiva da sonolência em sala de aula. Adolescentes estudados em seu ambiente urbano tendem a apresentar as fases do cicio vigília/sono atrasadas quandocomparadas àquelas de adolescentes estudados em áreas rurais. Alunos submetidos ao turno matutino apresentam uma redução na duração de sono e aumento da sonolência percebida durante as aulas quando comparados aos alunos do turno vespertino. Nas populações estudadas, o contexto sócio-cultural influencia a expressão do CVS em adolescentes. Os horários escolares atuam como potentes sincronizadores e/ou mascaradores do CVS em adolescentes
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 20.07.2000

  • Como citar
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    • ABNT

      LOUZADA, Fernando Mazzilli; MENNA BARRETO, Roberto. Um estudo sobre a expressão da ritmicidade biológica em diferentes contextos sócio-culturais: o ciclio vigília/sono de adolescentes. 2000.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
    • APA

      Louzada, F. M., & Menna Barreto, R. (2000). Um estudo sobre a expressão da ritmicidade biológica em diferentes contextos sócio-culturais: o ciclio vigília/sono de adolescentes. Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Louzada FM, Menna Barreto R. Um estudo sobre a expressão da ritmicidade biológica em diferentes contextos sócio-culturais: o ciclio vigília/sono de adolescentes. 2000 ;
    • Vancouver

      Louzada FM, Menna Barreto R. Um estudo sobre a expressão da ritmicidade biológica em diferentes contextos sócio-culturais: o ciclio vigília/sono de adolescentes. 2000 ;

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