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Ambiente competitivo e comportamento do mercado farmacêutico veterinário no Brasil (2000)

  • Autores:
  • Autor USP: HACKER, SYLVIA LOLOMA - ESALQ
  • Unidade: ESALQ
  • Sigla do Departamento: LES
  • Assuntos: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA (ECONOMIA); ECONOMIA DE MERCADO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Essa dissertação tem por objetivo estudar o ambiente competitivo do setor farmacêutico veterinário no Brasil, identificar os diferentes canais de distribuição utilizados pelas empresas e comparar a percepção que a indústria farmacêuticaveterinária e os canais de distribuição têm em relação a produtores rurais. Para caracterizar o ambiente competitivo das indústrias farmacêuticas, utilizaram-se dados secundários disponíveis. Na identificação dos diferentes canais dedistribuição utilizados pelas empresas e na pesquisa qualitativa da percepção da demanda de medicamentos veterinários, foram aplicados dois questionários desenvolvidos pela autora a partir da metodologia proposta por Aaker et al. (1997). O setorfarmacêutico veterinário representa, mundialmente, um mercado que movimenta em torno de doze bilhões de dólares ao ano. O Brasil é o terceiro maior mercado de consumo de medicamentos veterinários, cujo volume de negócios encontra-se em torno de800 milhões de dólares. Nos últimos anos, a indústria farmacêutica veterinária tem sido marcado por fusões entre empresas multinacionais, levando a uma reestruturação do ambiente competitivo. Essa tendência de concentração justifica-se por sereste um dos setores de produção nos quais a tecnologia exerce papel importante no desenvolvimento econômico das empresas, requerendo investimentos vultosos em pesquisa e desenvolvimento. Tendências de mudanças dos principais produtos consumidos,assim comodeclínio e crescimento de grupos consumidores evidenciaram-se nesta última década. Destaca-se nesse contexto o aumento de consumo de produtos para os animais de companhia, representados por cães, gatos e eqüinos. Os principaismedicamentos comercializados mundialmente são os antiparasitários e as vacinas, que, juntamente com as especialidades, têm as maiores expectativas de crescimento na demanda. Acredita-se também que haverá um cruzamento entre a linha farmacológicahumana e o desenvolvimento de medicamentos para uso animal. Enquanto nos países desenvolvidos, o aumento da lucratividade está ligado ao lançamento de novos produtos, no Brasil, diferentemente, ainda há a oportunidade de crescimentoquantitativo. Os antiparasitários são o principal produto de venda da indústria veterinária nacional, sendo o balconista do canal de distribuição o principal "agente influenciador" da compra. Por isso, o direcionamento da atividade de"marketing" é para o canal de distribuição e, em segmentos com maior exigência por qualidade, existe a tendência de o apoio técnico ser integrante do canal de distribuição. O mercado de antibióticos, por outro lado, representa 14% do volumetotal de vendas de medicamentos veterinários no Brasil e 27% no mundo. Nele, há também forte potencial qualitativo com a introdução de novas moléculas de maior eficácia e facilidade de aplicação. As empresas não concentram suas atividades decomercializaçãoutilizando apenas um canal de distribuição. Na grande maioria, utilizam todos os canais. Porém há uma tendência dos distribuidores exclusivos estarem mais presentes na eqüinocultura, por permitir agregação de valor ao produto. Napecuária de leite, por sua vez, não ficou evidente uma rota de comercialização predominante, constatando-se a presença de diferentes segmentos de consumo. Os canais são considerados, por muitos, como barreiras de entrada e não um compostomercadológico que oferece vantagens competitivas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 19.06.2000
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      HACKER, Sylvia Loloma. Ambiente competitivo e comportamento do mercado farmacêutico veterinário no Brasil. 2000. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2000. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20191218-171925/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Hacker, S. L. (2000). Ambiente competitivo e comportamento do mercado farmacêutico veterinário no Brasil (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Piracicaba. Recuperado de https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20191218-171925/
    • NLM

      Hacker SL. Ambiente competitivo e comportamento do mercado farmacêutico veterinário no Brasil [Internet]. 2000 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20191218-171925/
    • Vancouver

      Hacker SL. Ambiente competitivo e comportamento do mercado farmacêutico veterinário no Brasil [Internet]. 2000 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20191218-171925/

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