Exportar registro bibliográfico

Quando o oculto se desvela: a sexualidade da mulher de 30 a 40 anos (1999)

  • Autores:
  • Autor USP: LEITE, CÉLIA REGINA VIEIRA DE SOUZA - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assunto: SEXO (ASPECTOS SOCIAIS)
  • Idioma: Português
  • Resumo: A sexualidade é construída, portanto sofre influência não só do momento sócio-histórico atual, mas recebe toda a carga da história da humanidade. Dessa perspectiva, essa pesquisa buscou compreender o significado atribuído pelas mulheres à sexualidade nos dias de hoje, e o modo como as mulheres estão vivenciando a sua sexualidade neste momento histórico, em que o valor está posto no que é descartável, no prazer imediato. Para essa pesquisa foram entrevistadas nove mulheres de 30 a 40 anos, de nível universitário, classe média, dentre as quais 4 solteiras, 3 casadas oficialmente e 2 que vivem uma relaçâo estável com outra mulher há mais de sete anos. A entrevista foi norteada pela pergunta: Fale como você está vivenciando suas relações afetivo-sexuais hoje. Para a compreensão e análise dos discursos foi utilizado a metodologia fenomenológica como proposta por MARTINS (1992), que sugere os seguintes passos: descrição, redução e compreensão; a as análises foram embasadas na teoria filósofo Martin Buber. Para ele o homem se relaciona com o mundo de duas maneiras básicas; EU-TU, caracterizada pela disponibilidade, pela possibilidade de um encontro verdadeiro entre o homem e o mundo, entre o homem e o homem, entre o homem a as coisas; e a forma EU-ISSO, que exprime uma relação no domínio do conhecimento, da intelectualidade, da impessoalidade. A análise e interpretação dos discursos das mulheres entrevistadas, evidenciaram que por mais que estas mulheres estejamvivenciando um momento sócio-histórico no qual a liberdade sexual encontra-se em plena expansão, ainda permanece em seus mundos mais íntimos toda a carga repressora de milênios. Por outro lado, por mais que digam estar vivendo um momento de tranqüilidade, de maior conhecimento dó próprio corpo, afirmando ser este o que facilita a busca do prazer, a insatisfação com a maneira que estão vivendo suas relações se mostra presente. As solteiras deixando claro (Contiuação) a dificuldade de encontrar um(a) parceiro(a) que as satisfaçam, e as casadas, formalmente ou não, demonstram um certo marasmo na vida a dois, questionado a estabilidade e manutenção de um único(a) parceiro(a). A análise nos mostra que embora estejam havendo modificações na maneira dessas mulheres estarem vivendo seus relacionamentos, suas insatisfações demostram que ainda estão mais próximas da forma EU-ISSO nos relacionamentos, o que desvela a dificuldade que possuem, ainda, em lidar de maneira prazerosa a sem culpa com sua sexualidade
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 14.12.1999

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LEITE, Célia Regina Vieira de Souza. Quando o oculto se desvela: a sexualidade da mulher de 30 a 40 anos. 1999. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 1999. . Acesso em: 17 abr. 2024.
    • APA

      Leite, C. R. V. de S. (1999). Quando o oculto se desvela: a sexualidade da mulher de 30 a 40 anos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Leite CRV de S. Quando o oculto se desvela: a sexualidade da mulher de 30 a 40 anos. 1999 ;[citado 2024 abr. 17 ]
    • Vancouver

      Leite CRV de S. Quando o oculto se desvela: a sexualidade da mulher de 30 a 40 anos. 1999 ;[citado 2024 abr. 17 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024