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A informação sobre a satisfação do cliente e seu papel na gestão da qualidade em empresas de alimentos (1999)

  • Authors:
  • Autor USP: PÉREZ, AYMEÉ TAMARA TORRES - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PRO
  • Assunto: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
  • Language: Português
  • Abstract: Produzir bens e serviços que satisfaçam as necessidades e expectativas dos consumidores, tem sido amplamente reconhecido como um dos principais objetivos da gestão da qualidade dentro das empresas. A satisfação do cliente é um dos temas que atualmente vem sendo discutidos com maior freqüência na literatura especializada, principalmente dentro do setor de prestação de serviços. No entanto, é oportuno também considerar que para os produtos manufaturados ou processados, a informação sobre a satisfação dos clientes é de grande importância, fundamentalmente para setores significativos como a indústria de alimentos. Esta pesquisa teve como objetivo fundamental descobrir se as empresas de alimentos no Brasil, usam a informação sobre a satisfação do consumidor para re-alimentar seus sistemas de gestão da qualidade. Utilizando uma abordagem fundamentalmente qualitativa, foi aplicado o método de estudo de caso para quatro empresas de alimentos localizadas em São Paulo. Nos estudos de caso foram identificadas as informações sobre a satisfação do consumidor que são captadas e processadas, quais canais são usados para a captação das informações, quais são as características específicas da gestão da qualidade e para que atividades da gestão da qualidade são usadas estas informações dentro das empresas consideradas. Os resultados obtidos mostraram que em empresas de alimentos, as reclamações dos consumidores e todo tipo de informações sobre a satisfação do cliente, são usadas paramelhorar continuamente a qualidade de produtos e processos e para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. A informação é usada para re-alimentar o sistema de gestão da qualidade dentro da empresa, confirmando os pressupostos estabelecidos no inicio da pesquisa
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.12.1999

  • How to cite
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    • ABNT

      TORRES PÉREZ, Aymee Tamara. A informação sobre a satisfação do cliente e seu papel na gestão da qualidade em empresas de alimentos. 1999. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. . Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Torres Pérez, A. T. (1999). A informação sobre a satisfação do cliente e seu papel na gestão da qualidade em empresas de alimentos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Torres Pérez AT. A informação sobre a satisfação do cliente e seu papel na gestão da qualidade em empresas de alimentos. 1999 ;[citado 2024 set. 19 ]
    • Vancouver

      Torres Pérez AT. A informação sobre a satisfação do cliente e seu papel na gestão da qualidade em empresas de alimentos. 1999 ;[citado 2024 set. 19 ]

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