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A consistência da geometria de rodovias: principais metodologias e contribuição ao método do módulo de segurança (1998)

  • Autores:
  • Autor USP: SANTOS, BENJAMIM JORGE RODRIGUES DOS - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PTR
  • Assunto: ENGENHARIA DE TRANSPORTES
  • Idioma: Português
  • Resumo: Consistência da geometria de rodovias é o grau de concordância e compatibilidade entre os elementos de projeto com as solicitações físicas necessárias para o controle dos veículos, tendo em conta o grau de solicitação da habilidade dos motoristas. As normas para projeto priorizam a economia e a estética e não dão a devida importância à segurança, e, assim, as rodovias não consideram as limitações dos motoristas, quando eles são expostos a problemas de consistência geométrica. Das várias metodologias apresentadas tratou-se particularmente da conhecida como Módulo de segurança, que é uma tentativa de avaliar a consistência da geometria através de três critérios: uniformizar as velocidades operacionais dos veículos pela via; harmonizar as velocidades de projeto e operacional; e melhorar a estabilidade dos veículos nas curvas horizontais. Após aplicação do Módulo de segurança a trechos da BR-060, procedeu-se às adaptações para a aplicação desta metodologia a rodovias brasileiras e sugeriu-se a inclusão de um quarto critério que leva em conta o número de acidentes ocorridos. A conclusão principal foi que o método é fácil de implementar, inclusive para computadores, pode identificar locais críticos, e contribuir para melhorar a segurança na malha viária. Não há problemas para sua aplicação às nossas rodovias, com as adaptações e sugestões feitas ao longo deste trabalho.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.06.1998

  • Como citar
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    • ABNT

      SANTOS, Benjamim Jorge Rodrigues dos. A consistência da geometria de rodovias: principais metodologias e contribuição ao método do módulo de segurança. 1998. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. . Acesso em: 18 ago. 2022.
    • APA

      Santos, B. J. R. dos. (1998). A consistência da geometria de rodovias: principais metodologias e contribuição ao método do módulo de segurança (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Santos BJR dos. A consistência da geometria de rodovias: principais metodologias e contribuição ao método do módulo de segurança. 1998 ;[citado 2022 ago. 18 ]
    • Vancouver

      Santos BJR dos. A consistência da geometria de rodovias: principais metodologias e contribuição ao método do módulo de segurança. 1998 ;[citado 2022 ago. 18 ]

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