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Análise da porosidade e de propriedades de transporte de massa em concretos (1998)

  • Autores:
  • Autor USP: SATO, NEIDE MATIKO NAKATA - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PCC
  • Assuntos: CONCRETO; TRANSPORTE DE MASSA
  • Idioma: Português
  • Resumo: O desempenho do concreto, enquanto barreira para diminuição do transporte de agentes potencialmente causadores de corrosão das armaduras está relacionado com a sua porosidade. Assim, modificar a porosidade do concreto pode ser uma solução econômica, eficiente e simples para aumentar a durabilidade do concreto armado. Dentro deste contexto, esta tese foi desenvolvida com o objetivo de analisar a influência do volume total de vazios e das dimensões dos poros nas propriedades de transporte de água, de íons cloreto e de C'O IND.2' em concretos, sendo abordado em maior profundidade, o transporte de água. Neste aspecto, foi proposto e avaliado um modelo de transporte de água em concretos não saturados visando estabelecer um método para a previsão da quantidade de água absorvida por concretos em função do tempo. Foi também desenvolvido um método de mediação da difusividade hidráulica, que é um parâmetro necessário para o modelo proposto. O estudo foi conduzido com concretos com dois níveis de porosidade total tendo, em cada nível, duas distribuições distintas de dimensões de poros. A modificação na porosidade total foi feita alterando-se a relação água/cimento e as dimensões de poros foram modificadas utilizando-se dois tipos de cimento: o Portland comum, disponível comercialmente, e o Portland com adição de escória, preparado em laboratório. Os concretos foram moldados em forma de painéis, os quais foram ensaiados apósexposição em estação de envelhecimento natural, durante um período superior a 240 dias. A caracterização da porosidade do concreto foi feita utilizando-se os métodos de porosimetria de mercúrio, imersão em água e observação de imagens de microscopia eletrônica de varredura, no modo de elétrons retroespalhados. Foi avaliada a influência da porosidade total e das dimensões de poros no transporte de massa, analisando-se a penetração de íons cloreto, a profundidade de carbonatação, o teor de umidade de ) equilíbrio, a difusividade de água, a absortividade de água e a penetração de água sob pressão, em função das dimensões e volume de poros dos concretos. O modelo de transporte de água em meios não saturados foi avaliado, comparando-se os valores de concentração de água medidos, com os valores calculados teoricamente a partir de valores de difusividade hidráulica medidos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 25.08.1998

  • Como citar
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    • ABNT

      SATO, Neide Matiko Nakata; AGOPYAN, Vahan. Análise da porosidade e de propriedades de transporte de massa em concretos. 1998.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
    • APA

      Sato, N. M. N., & Agopyan, V. (1998). Análise da porosidade e de propriedades de transporte de massa em concretos. Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Sato NMN, Agopyan V. Análise da porosidade e de propriedades de transporte de massa em concretos. 1998 ;
    • Vancouver

      Sato NMN, Agopyan V. Análise da porosidade e de propriedades de transporte de massa em concretos. 1998 ;

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