Exportar registro bibliográfico

Fracasso escolar, uma questão simbólica - estudo analítico junguiano dos dinamismos infantis na familia, na escola e na cultura (1989)

  • Autores:
  • Autor USP: BRASIL, ANGELA MARIA REGIS CAVALCANTI - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Assunto: PROCEDIMENTO DE DESENHOS-ESTÓRIAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Investiga o fracasso escolar dentro da dimensao analitica junguiana. Na revisao da literatura sobre o assunto, aponta que a questao do fracasso escolar e discutida e interpretada dentro do modelo conceitual cartesiano que estabelece padroes educacionais de aprendizagem, perdendo de vista a crianca e desconsiderando os aspectos subjetivos e motivacionais no processo de ensino. A pesquisa consta de duas fases: na primeira examina os prontuarios de 120 ss, 78 do sexo masculino e 42 do sexo feminino, com idades de 3 a 15 anos, selecionados com base na escolha de 6 unidades basicas de saude (ubs) do municipio de São Paulo (20 ss de cada uma) e que apresentavam como motivo de consulta a queixa escolar (dificuldades de aprendizagem, disturbios da conduta escolar e dislexia). Na segunda fase analisa e discute 4 estudos de caso com ss de uma das ubs. Realiza os estudos de caso atraves de encontros com a mae e a crianca, encontros com a crianca para a hora ludica e aplicacao de 3 testes: fabulosas de duss, desenho da familia com estorias e raven. Destaca que o fracasso escolar surge em decorrencia de uma educacao que se encontra imersa e contaminada por oticas patriarcais e propoe, sob o prisma simbolico, a integracao das duas instancias, a objetiva e a subjetiva na crianca, dentro do seu processo educacional formal e informal
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.07.1989

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BRASIL, Angela Maria Regis Cavalcanti. Fracasso escolar, uma questão simbólica - estudo analítico junguiano dos dinamismos infantis na familia, na escola e na cultura. 1989. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989. . Acesso em: 05 dez. 2024.
    • APA

      Brasil, A. M. R. C. (1989). Fracasso escolar, uma questão simbólica - estudo analítico junguiano dos dinamismos infantis na familia, na escola e na cultura (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Brasil AMRC. Fracasso escolar, uma questão simbólica - estudo analítico junguiano dos dinamismos infantis na familia, na escola e na cultura. 1989 ;[citado 2024 dez. 05 ]
    • Vancouver

      Brasil AMRC. Fracasso escolar, uma questão simbólica - estudo analítico junguiano dos dinamismos infantis na familia, na escola e na cultura. 1989 ;[citado 2024 dez. 05 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024